REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Neil Finn, Nick Seymour, Mark Hart, Matt Sherrod, Craig Hooper, Paul Hester, Tim Finn, Peter Jones

Origem: Melbourne

País: Austrália

Gênero(s): pop, rock, folk

Período em atividade: 1985-2010

Em 1985, o neozelandês Neil Finn decidiu encerrar as atividades de sua banda, Split Enz e formar um grupo com uma levada mais básica e comercial. Para conquistar seu lugar no pop, ele convocou Paul Hester (bateria), Nick Seymour (bateria) de seu antigo grupo para tentar a sorte em Los Angeles. Sua missão na Califórnia era gravar demos, o que o grupo – agora batizado como Crowded House (casa lotada – uma alusão a quantidade de pessoas vivendo juntas naquele momento) tentaria com o produtor Mitchell Froom, a convite da gravadora Capitol.

 O primeiro trabalho de inéditas sairia em 1986, com um single de sucesso: “Don’t Dream It’s Over”, levando o álbum Crowded House a 12ª posição na Billboard. Já o segundo, Temple of Low Men (1988), não repetiria o desempenho, deixando para Woodface (1991) apenas os elogios dos críticos a músicas como “Four Seasons in One Day”. Após diversas formações nos anos 1990 e eventual separação, o Crowded House retornaria em 2007 com os álbuns Time on Earth e Intriguer (2010). Nesse interim, Neil Finn investiria em uma carreira sólida elogiada pelos críticos, com a produção de nove álbuns, incluindo Lightsleeper (2018).

Curiosidade: Em 2018, Neil Finn, Eddie Vedder, do Pearl Jam e Mike Campbell, do Fleetwood Mac se reuniram para um jam session, no mínimo, inusitada...no toilet masculino! O registro pode ser conferido no YouTube.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas