SITE OFICIAL

https://www.eltonjohn.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Reginald Kenneth Dwight (oficialmente mudado para Elton Hercules John em 1972)

Nascimento: 25 de março de 1947

Origem: Londres

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): Rock, pop rock, pop, glam rock, art rock, hard rock, blues rock, rhythm and blues

Aos três anos de idade, Elton John já se interessava muito por piano e deixou sua família boquiaberta ao tocar The Skater’s Waltz de Émile Waldteufel. Aos 15, Elton já trabalhava como pianista em um hotel, onde ele era conhecido como Reggie e cantava músicas de Ray Charles. Em 1966, veio a chance de tocar com o bluesman Long John Baldry, na banda Bluesology. Ao ler um anúncio no New Musical Express, Elton receberia das mãos de Larry Williams, da Liberty Records, um envelope com letras de Bernie Taupin, seu principal parceiro.  No final de 1968, o primeiro álbum e o single “Skyline Pigeon”, regravado quatro anos mais tarde.  Empty Sky abriu as portas para Elton John, lançado em 1970, que atingiu o 4º lugar nos EUA, embalado pelo single Your Song.

Após hits como “Tiny Dancer” e “Rocket Man”, Elton gravaria na Jamaica o LP mais importante de sua discografia: Goodbye Yellow Brick Road com os singles “Candle In the Wind” (um tributo a Marilyn Monroe) e a faixa-título (uma crítica à indústria fonográfica). Em meio a tantos shows, Elton ainda gravaria com Kiki Dee “Don’t Go Breaking My Heart”. Nos anos 80, mais sucesso atrás de sucesso: “Little Jeannie”, “Empty Garden”, “Nikita”, “I’m Still Standing”. “I Guess That's Why They Call It the Blues”, “Sad Songs”  e “Sacrifice”.

Na década seguinte, o destaque positivo ficou para o Oscar para “Can You Feel the Love Tonight”, da trilha de O Rei Leão, composto em parceria com Tim Rice. Com a trágica morte da princesa Diana, Elton John regravaria em 1997 “Candle In The Wind” com letra adaptada em homenagem a Lady Di.

Às vésperas de lançar a autobiografia Me e próximo de conferir as opiniões sobre o longa Rocketman, Elton continua relevante. Álbuns recentes como The Diving Board (2013) Wonderful Crazy Night (2016) comprovam sua habilidade em encantar o mundo

Curiosidades: Reggie adotou o pseudônimo de Elton John quando tocava numa banda chamada Bluesology. Elton e John eram os nomes de dois integrantes dessa banda. Elton também foi um dos primeiros astros do rock britânico a se assumir homossexual. Isso ocorreu por volta de 1976, quando fazia sucesso com a música “Don’t Go Breaking My Heart”, cantada em parceria com Kiki Dee.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas