REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Georgios Kyriacos Panayiotou

Nascimento: 25 de junho de 1963

Data de falecimento: 25 de dezembro de 2016 (53 anos)

Origem:  East Finchley, Londres

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero (s): Pop, Rock, dance, eletrônica

Sua família veio da Grécia para a Inglaterra nos anos 50, quando seu pai decidiu mudar o nome para Jack Michael e abrir um restaurante em Londres. A ideia passou para o filho, que iniciou a jornada no pop em 1979 como George Michael ao lado do guitarrista e colega de escola, Andrew Ridgeley. Primeiro, como Executive. Depois, como Wham!. De 1981 a 1986 eles lançariam três álbuns e produziriam os hits “Wake Me Up Before You Go-Go” e “Careless Whisper”, a linda balada que seria o prenúncio da carreira solo de Michael, iniciada em 1987.

Com Faith, tudo se transformaria. O álbum de tomou conta das paradas mundiais, emplacando a faixa-título, “I Want Your Sex”, “Kissing a Fool”, “Father Figure” e a encantadora “One More Try”. No total, as vendas superiores a 20 milhões dariam a George Michael o Grammy de Álbum do Ano e  o status de popstar, atingindo o patamar de nomes como Michael Jackson e Madonna. Para dar conta de um álbum tão ou mais poderoso que Faith, George Michael teria que se superar. Listen Without Prejudice Vol.1 não chegou nem perto de sua estreia como artista solo, mas foi muito bem nas paradas mundiais, liderado pelo single “Freedom! 90’” e o clipe estrelado pelas top models do momento Linda Evangelista, Naomi Campbell e Cindy Crawford.
Seu próximo álbum só chegaria em 1996. Older traria o polêmico single “Jesus to a Child” e vendas na casa dos 5 milhões. Em 2004 ele gravaria Patience, o álbum que estaria fadado a ser o último de inéditas. Quatro anos mais tarde, a coletânea Twenty Five seria lançada com uma retrospectiva da carreira e a regravação do single de 1990 “Heal the Pain”, com participação de Paul McCartney.

Nos anos seguintes, sua produtividade musical começou a rarear. Diversos problemas de saúde, inclusive pneumonia seguida por estado de coma, atrapalharam sua vida pessoal e profissional. Em 25 de dezembro de 2016 George Michael faleceria em sua residência em Goring-on-Thames aos 53 anos. O diagnóstico médico demoraria três meses para ser concluído, apresentando como causa mortis problemas no fígado e coração.

Curiosidades: Em 1985, George Michael cantou “Don’t Let The Sun Go Down On Me”, lançada originalmente em 1974, lado a lado com seu criador, Elton John, no Live Aid. Ele repetiria a performance em 1991, lançando a versão como single e atingindo o 1º lugar nos EUA e Reino Unido.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas

r