SITE OFICIAL

http://www.level42.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Phil Gould, Rowland “Boon” Gould, Mark King, Mike Lundup; Nathan King, Pete Ray Biggin, Sean Freeman

Origem: Isle of Wight

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): jazz, fusion, pop, new wave

Amantes do genial trompetista Miles Davis e do guitarrista inglês John McLaughlin, os irmãos Phil e Boon Gould se uniram para formar o Level 42 em 1979 e criar um tipo de música instrumental, totalmente do que tocava no final da década na Inglaterra. Com Mark King no baixo e Mike Lindup nos teclados, o grupo foi encorajado a explorar o pop, e King se transformou no vocalista principal para gravar o primeiro álbum: Level 42, lançado no Reino Unido em 1981

Antes de atravessar as fronteiras, viria “The Sun Goes Down (Living it Up)”, do álbum Standing in the Light (1983) –primeiro Top 10 nas paradas locais. Após True Colours (1984), o Level 42 produziria o álbum de maior sucesso comercial de sua história: World Machine (1985). O disco penetraria na complicada Billboard graças à popularidade de “Something About You”, 7º colocado nos Estados Unidos.

Running In The Familly (1987) seria o último trabalho com Phil e Boon abordo do Level 42. Gary Husband assumiria a bateria e Alan Murphy ficaria com a guitarra em Staring At The Sun, lançado no ano seguinte. Por complicações decorrentes ao vírus HIV, Murphy faleceria em 1989. Em seu lugar entraria Dominic Miller, famoso por sua parceria com Sting.

Em 1994, o Level 42 colocaria nas lojas Forever Now, considerado pelos críticos o melhor trabalho desde World Machine. Levariam mais 12 anos até a banda lançar Retroglide (2006), marcando o retorno de Boon Gould e suas composições.

Curiosidades: O nome da banda é originário do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), de Douglas Adams. O “nível 42” seria a resposta para o segredo da vida e do universo.

 

 

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas