SITE OFICIAL

https://lionelrichie.com/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Lionel Brockman Richie Jr

Nascimento: 20 de junho de 1949

Origem: Tuskegee, Alabama

País: Estados Unidos

Gênero(s): R&B, soul, pop


Antes de conquistar as paradas mundiais nos anos 80, Lionel Richie cantava e tocava sax em um dos grupos mais populares do selo Motown nos anos 70: o The Commodores. Os hits “Easy”, “Three Times a Lady” e “Still” forjariam sua carreira como solista, dividindo a atenção do pop com Prince e Michael Jackson, dois gigantes da era MTV. Dois projetos de gabarito comprovaram sua habilidade como hitmaker antes de sua saída da banda. Com Kenny Rogers, Richie cuidou da produção do single “Lady”. Em seguida, seu dueto com Diana Ross em “Endless Love” provaria ser um sucesso imediato, embalado pelo romance do longa Amor Sem Fim (1980).

Logo no primeiro LP Lionel Richie viria o primeiro nº1: “Truly”. Na sequência, o grande momento da carreira: Can’t Slow Down (1984) transformaria a cena musical do momento, elevando o status do artista a popstar. Os singles “Hello”, “Stuck On You” e “All Night Long (All Night)” eram presenças constantes na MTV. Ao mesmo tempo, Richie dividia a composição do tema beneficente We Are The World (1985) com Michael Jackson para o projeto USA for Africa. No ano seguinte, viria o Oscar com “Say You, Say Me”, tema de O Sol da Meia-Noite. A faixa seria destaque do álbum Dancing on the Ceiling (1986), mais um 1º lugar na Billboard.

Demoraria seis anos até que Lionel Richie lançasse mais um disco de inéditas. Louder Than Words (1992) não repetiria o sucesso dos antecessores, atingindo apenas o 28º lugar nas paradas americanas. O sucesso retornaria com Renaissance (2000) – mas apenas no Reino Unido, onde o álbum atingiu a sexta colocação.

Com Coming Home (2006) e Just Go (2009), Richie voltaria a recuperar terreno na América, retomando o Top 10 dos álbuns mais vendidos. O primeiro lugar na Billboard – posição costumeira para Lionel Richie desde os anos 70 – seria retomado em 2012, com o álbum Tuskegee: uma coleção de parcerias em músicas inéditas e regravações com astros country, incluindo Tim McGraw, Blake Shelton e Shania Twain.

Em 2019, Lionel Ritchie saiu em turnê pelos Estados Unidos para promover o álbum Live From Vegas.

Curiosidades: O brasileiro Paulinho da Costa toca percussão em Can’t Slow Down (1984). Richard Marx participa da faixa “Tonight Will be the Night”, incluída em Dancing on the Ceiling (1986). Ken Caillat, pai de Colbie Caillat, é um dos engenheiros de som no álbum.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas