REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Integrantes: Mick Hucknall, Tony Bowers, Fritz McIntyre, Tim Kellett Chris Joyce, Sylvan Richardson

Origem: Manchester

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): blue-eyed soul, pop, R&B

Período em atividade: 1983 até hoje

Quem ouviu pela primeira vez as melodias enraizadas no soul do Simply Red não suspeitou que a banda formada no início dos anos 80 em Manchester tenha se inspirado no punk do Sex Pistols que invadiu o Reino Unido em 1976. Não é fake news. Antes da fama, Mick Hucknall formou o The Frantic Elevators, e na corrida por uma gravadora gravou “Holding Back the Years” – balada que se tornaria o cartão de visitas do grupo que ainda tinha Tony Bowers no baixo, Fritz McIntyre nos teclados, além de Tim Kellett nos metais, Chris Joyce na bateria e Sylvan Richardson na guitarra.

Com a mudança para Simply Red, o grupo começou a ser empresariado por Elliot Rashman, que logo conseguiria um contrato com a gravadora Elektra para produzir o seu primeiro álbum, Picture Book (1985) com os hits “Come To My Aid”, o cover “Money’s Too Tight” e a balada sobre a mãe de Hucknall, “Holding Back the Years”. Men and Women chegaria em 1987, acompanhado do single “The Right Thing”, seu maior sucesso. Com o terceiro disco, o Simply Red voltaria ao topo com sua versão do clássico “If You Don’t Know Me by Now” de Patti LaBelle.  Dois anos mais tarde, Mick Hucknall lideraria o grupo na composição de mais um enorme sucesso comercial. Graças ao desempenho da faixa-título, “For Your Babies” e “Wonderland”, Stars seria o disco mais vendido em 1991 e 1992 no Reino Unido, somando 9 milhões de cópias em todo o Planeta. A boa fase voltaria em 2000 com Home, lançado no site oficial do Simply Red, embalado pelo single “Sunrise” e a versão de “You Make Me Feel Brand New”. Já Big Love, lançado em 2015 seria o primeiro disco apenas com material original desde 1995. Em 2019, a banda foi escalada para tocar ao vivo no GP de Cingapura de Fórmula 1.

Curiosidades: O nome do grupo tem origens dúbias. O red (vermelho) seria por causa do ruivo dos cabelos de Mick Hucknall, mas o vocalista já brincou dizendo que seria porque a banda “era socialista”. Mick também é um fã do Manchester United, clube de futebol conhecido como Os Diabos Vermelhos.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas