REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome completo: Gordon Matthew Thomas Sumner

Nascimento: 2 de outubro de 1951

Origem: Wallsend, Northumberland

País: Inglaterra, Reino Unido

Gênero(s): rock, ska, folk, jazz

Período em atividade: 1985 até hoje

“Every Breath You Take” tomou conta das radios do Planeta em 1983 e fechou o ciclo do Police. As portas fechadas para a banda significaram um novo início para Sting que já colecionava músicas suficientes para The Dream Of the Blue Turtles – álbum de sua estreia como artista solitário com nome bastante sugestivo, baseado em um sonho real com tartarugas azuis. Com um grupo seleto e baseado no que o jazz poderia oferecer  de melhor na época, Sting atacou com singles de pop efetivo, como “Love Is The Seventh Wave” e If You Love Somebody (Set Them Free) - música definida pelo britânico como o antídoto para a paranoia e o ciúmes de “Every Breath You Take”, que tanto conquistou fãs pelo mundo. 

De 1988 a 2003, o baixista lançaria discos com rara perfeição commercial, incluindo hits como “Mad About You”, do álbum Soul Cages (1991), “Fields of Gold”, “If I Ever Lose My Faith On You” – (ambas de Ten Summoner’s Tales, 1993) e “Let Your Soul Be Your Pilot” (Mercury Falling, 1996) . 

Além de trabalhar como ator, Sting também investiria nas trilhas sonoras, tendo concorrido ao Oscar com a bela “Until”. Depois de investor em produções sinfônicas e clássicas, além de produzir a trilha do musical autobiográfico The Last Ship (2014), Sting retornaria com dois álbuns com inéditas. O primeiro em 2016, 57th & 9th, quebrando 13 anos sem lançar uma coleção de músicas pop. Em seguida, sua parceria de 2018 com o jamaicano Shaggy 44/876 seria bem recebida e abriria caminho para o disco de releituras My Songs (2019).

Curiosidades: O apelido Sting foi dado pelo líder da banda Phoenix Jazzmen, Gordon Solomonao vê-lo vestido com uma roupa de listras pretas e amarelas, que o deixava parecido com uma vespa. Sting em inglês significa “ferrão” ou “picada”.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas