SITE OFICIAL

http://www.vanessadamata.com.br/


REDES SOCIAIS


BIOGRAFIA

 

Nome Completo: Vanessa Sigiane da Mata Ferreira

Nascimento: 10 de fevereiro de 1976

Origem: Alto Garças, Mato Grosso

País: Brasil
Gênero(s): MPB, R&B, pop, frevo, samba, reggae

Compositora desde os primeiros anos da infância, a filha de uma professora e um fazendeiro em Mato Grosso decidiu para trás sua terra natal rumo a Minas Gerais aos 14 anos para estudar medicina. Seu interesse na profissão durou pouco. Depois de cantar pelos bares de Uberlândia, Vanessa aceita o convite para assumir os vocais da banda de reggae Shalla-Ball e se mudar em 1992 para a capital paulista. Sua jornada pelos ritmos jamaicanos e regionais prosseguiriam com as bandas Black Uhuru e Mafuá.

Seu encontro com Chico César em 1997 mudaria tudo. Sua parceria com o músico “A Força que Nunca Seca” seria gravada por Maria Bethânia no álbum de 1999 e indicada ao Grammy Latino de 2000. Dois anos mais tarde concluiria o álbum de estreia Vanessa da Mata, com os singles autorais “Não Me Deixe Só” e Onde Ir”.  O primeiro grande sucesso chegaria em 2004 com “Ai, Ai, Ai”, de Essa Boneca Tem Manual, segundo disco de inéditas e regravações como a de “História de uma Gata”, de Chico Buarque e “Eu Sou Neguinha”, de Caetano Veloso.

Sim, lançado em 2007 com produção de Kassin e Mario Caldato, seria o trampolim para a fama internacional. Lançado em 34 países, o álbum conquista muitos fãs com “Boa Sorte”, seu dueto com o americano Ben Harper e o quinto lugar entre os mais vendidos no Brasil. No ano seguinte, ela emplacaria “Amado”, na trilha sonora da novela A Favorita.

Bicicletas, Bolos e Outras Felicidades (2011) é o próximo da lista, apresentando parcerias no estúdio com Maria Bethânia e Ana Carolina. Segue o Som sairia em 2014, com produção contemporânea, destacando a dançante faixa-título e ótima “Ninguém é Igual a Ninguém”. Seu lançamento aconteceria no lendário Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Em 2017, Vanessa lançaria o single “É Tudo o Que eu Quero Ter”, primeiro aperitivo de seu sexto álbum de inéditas.
Curiosidades: Em 1992, aos 17 anos, terminou o ensino médio e desistiu de prestar o vestibular para entrar no grupo feminino de reggae Shalla-Ball. Como membro da banda jamaicana Black Uhuru chegou a excursionar por diversos países. Nas horas vagas, gostava de jogar basquete e fez trabalhos como modelo fotográfico. Em 2013, escreveu o romance A Filha das Flores, publicado pela Companhia das Letras.

MAIS ARTISTAS

Todos os artistas