10° edição da Mostra 3M de Arte reúne instalações que discutem o coletivo e o urbano

Exposição fica em exibição até dezembro, no Parque Ibirapuera

10° edição da Mostra 3M de Arte reúne instalações que discutem o coletivo e o urbano

Por: Carolina Peliciari


Está em exposição no Parque do Ibirapuera a décima edição da Mostra 3M de Arte. Com curadoria de Camila Bechelany, a exposição acontece totalmente ao ao livre e reúne dez instalações que têm como objetivo discutir o coletivo e o urbano. 


A Mostra se faz presente em um momento pós isolamento social intensivo e promove a ressignificação do nosso entendimento e envolvimento com a arte. Com o tema “ Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”, a exposição analisa a relação dos indivíduos como participantes ativos e receptivos no ambiente urbano. 


Foram selecionados quatro artista via edital e seis convidados, sendo eles: Maré de Matos (SP), Narciso Rosário (PI), Coletivo Foi à Feira (SP e ES) e a dupla Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro (SP). Os convidados são Camila Sposati (SP), Cinthia Marcelle (MG), Diran Castro (SP), Lenora de Barros (SP), Luiza Crosman (RJ) e Rafael RG (SP). 


Camila comentou sobre como foi o processo de produção da Mostra com a chegada da pandemia: “Tínhamos muitas dúvidas sobre como seria trabalhar em uma montagem e na abertura de uma exposição durante a crise sanitária, e foi preciso reavaliar cada uma das obras até chegar no formato ideal, que levasse em consideração a segurança dos artistas e do público, além de repensar os projetos conceitualmente para que fizessem sentido de existirem num mundo em pandemia.”, conta a curadora.


As obras que estão em exposição vão desde um drone que sobrevoa o parque emitindo sons de mensagens-poemas gravados, na obra “O Que Ouve”, de Lenora Barros; instalação de plantas, no “Canteiro Suspenso”, de Narciso Rosário, que consiste em uma instalação circular com onze canteiros com variedades de plantas comestíveis e medicinais; e a história do Parque Ibirapuera, na obra “Entre o Mundo e Eu/A caminho de casa”, de Diran Castro. 


Serviço 10ª Mostra 3M de Arte 


Tema: “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade” 


Data: 7 de novembro a 6 de dezembro 


Horário:10h às 21h 


Local: Parque Ibirapuera,  Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. 


Grátis 


Confira a entrevista com a curadora da Mostra, Camila Bechelany: 



Confira a entrevista completa com uma das artistas da Mostra 3M, Diran Castro: