Estudo aponta que tocar instrumento musical ajuda na saúde mental

Além de proporcionar sensações de relaxamento, melhora o humor

Estudo aponta que tocar instrumento musical ajuda na saúde mental

Por: Carolina Peliciari 


Um estudo realizado no Reino Unido e encomendado pelo serviço de streaming Spotify, apontou que tocar instrumento musical pode ajudar na saúde mental, trazendo diversos benefícios. 


A pesquisa faz parte de um estudo intitulado como “Where Is My Mind”, que tem como objetivo analisar a ligação entre saúde mental e a música. Os pesquisadores acompanharam o processo de aprendizagem de 400 adultos, que tiveram contato, pela primeira vez, com o instrumento musical, ukulele. 


Inicialmente, eles aprenderam a tocar “Home”, canção de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, e os resultados apontaram que: 89% dos adultos tiveram resultados positivos na melhora do humor, sendo que, 56% se sentiram mais relaxados, 48% apresentaram sensações de satisfação e 43% de paz. 


O estudo ainda mostrou que, um terço das pessoas entrevistadas, disseram que tocar um instrumento trazia “senso de propósito na vida”. Além disso, 75% afirmaram que os instrumentos musicais são o melhor recurso para desestressar. Música é sempre o melhor remédio, não é mesmo?!


 

r