UFABC tem mais de 50 iniciativas de combate ao Coronavírus

34 deles já estão em algum grau de implementação

UFABC tem mais de 50 iniciativas de combate ao Coronavírus

Por Vanessa Rabello


Mobilizada na luta contra a Covid-19 e os efeitos diretos e indiretos da pandemia, a comunidade da Universidade Federal do ABC se mobilizou e está envolvida em 52 projetos de combate ao novo Coronavírus (34 já estão sendo implementados).


As iniciativas que dependem exclusivamente dos recursos da instituição estão entre as que já são desenvolvidas; no entanto, outros casos podem levar mais tempo - como projetos mais complexos, que dependem de financiamento externo para, por exemplo, o fornecimento de materiais ou aprovação de órgãos reguladores.


Para tratar dessas ações, foi criado um Comitê da UFABC contra o Coronavírus, porta de entrada de projetos e instância responsável pela busca de recursos no âmbito de instituições públicas e organizações privadas.


Em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, serão produzidos testes de biologia molecular para identificação da contaminação de pessoas pelo vírus. No espaço de esportes da instituição está sendo montado, pela Prefeitura de Santo André, um hospital de campanha com aproximadamente 100 leitos. A Universidade também prepara a produção de álcool em gel, que irá abastecer o Hospital Estadual Mário Covas e o referido hospital de campanha.


Outras iniciativas estão em discussão e a UFABC receberá, em fluxo contínuo, novas proposições de sua comunidade para o combate à pandemia da Covid-19.


Confira a reportagem na ìntegra: