A briga judicial entre Sting, Andy Summer e Stewart Copeland ganhou mais um capítulo. No último mês de agosto, chegou ao público que Summer e Copeland estavam processando o ex-vocalista por direitos autorais das faixas do grupo.
A informação veio, inicialmente, pelo The Sun, que afirmou que os advogados dos músicos “tentaram repetidamente chegar a um acordo extrajudicial, mas acabaram em um impasse”. “Andy e Stewart decidiram que não havia outra alternativa senão recorrer à Justiça, então deram o passo decisivo”, contou uma fonte ao veículo. “Eles alegam que têm milhões a receber em royalties perdidos.”
Agora, a defesa do autor de “Every Breath You Take” contestou as alegações do artistas. Segundo o advogado de Sting, Summer e Copeland foram, na realidade, “pagos em excesso” em relação aos direitos autorais [via NME].
Conforme o reportado pelo The New York Times, em 1977, quando o grupo foi criado, Sting entrou em acordo com os colegas a fim de repassar 15% de “alguns royalties” de músicas que ele compôs e que foram lançadas pelo trio, a fim de “manter as coisas boas” na banda. Vale destacar que alguns dos maiores sucessos do conjunto são assinados pelo astro, como “Message In A Bottle”, “Roxanne” e “Every Breath You Take”.
Em 2016, os músicos se reuniram para entrar em um novo acordo em relação ao repasse dos honorários da banda. E agora, com o processo de 2025, o advogado de Sting afirma que o vocalista tem pago “substancialmente mais” do que o combinado há quase uma década.
Até o momento, Summers e Copeland ainda não rebateram as alegações da defesa do ex-vocalista.
Reunião do The Police? Sting e Andy Summers colaboram em nova versão de “Murder by Numbers”
Apesar das notícias recentes, no último mês de junho, pela primeira vez em quase duas décadas, dois integrantes do The Police voltaram a colaborar. Sting, vocalista e baixista, e Andy Summers, guitarrista, participaram de uma nova versão da faixa “Murder by Numbers”.
Inicialmente, a canção apareceu como uma faixa bônus no disco “Synchronicity” (1983). Agora, ganhou uma nova roupagem pelo baixista Christian McBride, que juntou-se aos membros, cuja parceria final ocorreu na turnê de reunião em 2008.
Como compartilhado pela Ultimate Classic Rock, o músico disse em comunicado:
“Estou absolutamente empolgado por ter Sting e Andy Summers — dois terços de uma das bandas mais influentes da história, o The Police — se juntando a mim em uma de suas músicas. Sting continua a evoluir de forma elegante como artista, e Andy ainda toca com a mesma sofisticação, energia e intensidade que sempre teve. Um enorme agradecimento a ambos, assim como ao extraordinário Pedrito Martinez, por trazer aquele toque especial que só ele sabe dar.”
Ouça abaixo:


