Na última quinta-feira (24), os cinemas brasileiros receberam um dos lançamentos mais aguardados da temporada: Uma Batalha Atrás de Outra, novo filme de Paul Thomas Anderson, estrelado por Leonardo DiCaprio, Teyana Taylor, Regina Hall, Sean Penn e Benicio Del Toro.
Embora o Oscar – a mais prestigiada premiação do cinema – ainda esteja relativamente distante, marcado para 15 de março de 2026, parte da crítica especializada já aponta o longa como um dos principais candidatos.
A revista Vulture, em sua editoria Corrida de Ouro, dedicada à análise da temporada de premiações, publicou recentemente um artigo de Joe Reid intitulado: “Uma Batalha Atrás de Outra é o novo favorito ao Oscar”.
No texto, Reid escreve: “Acho que Uma Batalha Atrás de Outra vai agradar ao grande público: tem um bom ritmo, com cenas de ação e momentos cômicos bem distribuídos, além de uma base sólida de linhas emocionais claras — exatamente o tipo de elemento que costuma atrair os votantes das premiações. Soma-se a isso uma campanha que destaca a filmografia quase incomparável de Anderson, e a Warner tem muito em mãos.”
“Sim, ainda há um longo caminho até 15 de março, e o último desejo de um estúdio é carregar o peso das expectativas do Oscar cedo demais. Mas, em um ano cinematográfico que parecia estar à espera de algo que o definisse, Uma Batalha Atrás de Outra é, para muitos de nós, o que estávamos esperando: o filme a ser batido”, acrescenta o jornalista para a Vulture.
O Los Angeles Times concorda, colocando que o longa de Thomas Anderson está “liderando com folga na corrida de melhor filme” e que o diretor deve seguir os passos do filme, à frente da categoria de direção – o que poderia ser o primeiro Oscar do aclamado cineasta.
A Variety, concomitantemente, aposta na vitória de Paul Thomas Anderson na categoria, com Uma Batalha Atrás de Outra recebendo dez indicações no total. Confira as categorias às quais a publicação aposta:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor – Paul Thomas Anderson
-
Melhor Ator – Leonardo DiCaprio
-
Melhor Atriz Coadjuvante – Regina Hall
-
Melhor Ator Coadjuvante – Sean Penn
-
Melhor Elenco – Cassandra Kulukundis
-
Melhor Roteiro Adaptado – Paul Thomas Anderson
-
Melhor Edição – Andy Jurgensen
-
Melhor Som
-
Melhor Maquiagem


