Dia do Compositor Brasileiro: os compositores por trás das 5 melhores músicas nacionais, segundo jornal

A data é comemorada nesta terça-feira (7)

Nesta terça-feira, dia 7 de outubro, é celebrado o Dia do Compositor Brasileiro! A data foi criada em 1948 pelo compositor e cantor Herivelto Martins, a fim de homenagear aqueles que são os autores das trilhas sonoras das vidas dos brasileiros.

Para celebrar a data, confira os compositores por trás das 5 melhores músicas nacionais, segundo o jornal O Globo.

Dia do Compositor Brasileiro: os compositores por trás das 5 melhores músicas nacionais, segundo jornal

#5 “Construção” – Chico Buarque

Na quinta posição, o jornal O Globo colocou o clássico “Construção”, lançada por Chico Buarque em 1971. Com composição assinada pelo cantor, a faixa nomeou o disco disponibilizado no mesmo ano.

Sobre a letra, o jornal diz:

“Em sua crítica à exploração dos trabalhadores, à alienação e à desumanização presente na sociedade capitalista, o compositor recorreu à repetição (engenhosamente embaralhada) da estrutura da letra e à escolha de palavras proparoxítonas no final dos versos, que criam um ritmo mecânico, reflexo da rotina e da falta de sentido na vida do trabalhador.”

#4 “Chega de Saudade” – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

A icônica “Chega de Saudade” é uma parceria de peso de Tom Jobim, responsável pela melodia, e Vinícius de Moraes, autor da letra. Ela já ganhou vida na voz de nomes como Elizeth Cardoso e João Gilberto, tornando-se um dos grandes sucessos do pai da Bossa Nova.

#3 “Águas de Março” – Tom Jobim

Tom Jobim reaparece na lista, desta vez com “Águas de Março”. O cantor-compositor lançou a canção em três discos: “Disco de Bolso” (1972), “Matita Perê” (1973) e “Elis & Tom” (1974), sendo esta a mais conhecida.

A composição é uma “metáfora para o ciclo da vida, entre a esperança e o desespero”, como afirma O Globo.

#2 “Carinhoso” – Pixinguinha e João de Barro

Inicialmente uma música instrumental do maestro, flautista e saxofonista Pixinguinha, “Carinhoso” ganhou letra em 1937 com autoria de João de Barro, também conhecido como Braguinha. Os versos nasceram a pedido da cantora Heloísa Helena que, na falta de uma música para cantar no show “Parada das Maravilhas”, recorreu a Braguinha.

Ele, por sua vez, encontrou-se com Pixinguinha, que tocou a canção repetidamente até que a letra criasse forma.

A música já foi recriada na voz de estrelas como Marisa Monte, Paulinho da Viola e Elis Regina.

#1 “Asa Branca” – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Por fim, eleita como a melhor música brasileira, segundo O Globo, está “Asa Branca”. A música é uma composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e foi lançada em 1947. Desde então, a faixa se tornou a terceira mais regravada no Brasil, atrás apenas de “Garota de Ipanema” e “Aquarela do Brasil”.

Para o jornal, a composição é a “descrição da sina de um migrante, a toada-baião com melodias emprestadas do folclore”.

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados