Dia das Crianças: obras do cinema nacional que celebram a infância

O Dia das Crianças está se aproximando! No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de outubro. Devido a uma iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho, do estado do Rio de Janeiro, a data virou lei em 1924, mas só passou a fazer parte do calendário de comemorações dos brasileiros em meados dos anos 1950.

O dia é uma ótima oportunidade para celebrar a sétima arte brasileira com histórias que encantam e ensinam. Selecionamos títulos nacionais — animações e live-actions — que merecem atenção e garantem diversão e reflexões para toda a família:

O Menino e o Mundo (2013)

Este filme de Alê Abreu é animação com visual único e narrativa poética, conquistando reconhecimento internacional e sendo indicado ao Oscar de Melhor Animação. A trama acompanha um menino que parte em busca do pai para a cidade grande e descobre desigualdades sociais e o processo de globalização, sem perder a delicadeza de criança.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2024)

Lançamento recente, o filme de Fernando Fraiha acompanha Chico Bento e amigos em missão para salvar uma goiabeira ameaçada. Produzido por Mauricio de Sousa Produções e distribuído também via streaming, dialoga com temas ambientais e rurais no Brasil.

Meu Pé de Laranja Lima (2012)

Adaptação da obra literária de José Mauro de Vasconcelos – trazida para as telas por Marcos Bernstein e Patrícia Palotti –, o filme retrata as dificuldades da infância em meio à pobreza, mas também a força da imaginação e da esperança.

Menino Maluquinho (1995)

Inspirado na obra de Ziraldo, o filme dirigido por Helvécio Ratton captura com sensibilidade o universo infantil brasileiro dos anos 1990. A história acompanha um garoto alegre, criativo e cheio de imaginação — o Menino Maluquinho — que transforma o cotidiano em grandes aventuras.

Brasil Animado (2011)

Dirigido por Marcos Magalhães, Brasil Animado foi o primeiro longa-metragem brasileiro em 3D, unindo animação e live action em uma jornada divertida pelo país. A trama acompanha os personagens Stress e Relax, dois cachorros com personalidades opostas que percorrem o Brasil em busca da árvore mais antiga do país.

O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977)

Dirigido por J. B. Tanko, o longa é um dos clássicos mais lembrados do grupo Os Trapalhões, formado por Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Mussum e Zacarias. Inspirado livremente na obra de H. Rider Haggard, o filme mistura aventura, comédia e fantasia, com o carisma característico do quarteto.

Leia também: “Tron: Ares”, “Depois da Caçada”, “Casa de Dinamite” e mais: as estreias nos cinemas desta quinta (9)

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados