Gilberto Gil está dando adeus dos grandes palcos. A turnê de despedida “Tempo Rei“, anunciada no fim de 2024, estreou em 15 de março, em Salvador, casa do cantor, e será finalizada no início de 2026.
Em breve, Gil voltará a levar a excursão para a cidade de São Paulo. Entre os dias 17 e 18 de outubro, ele se apresenta no Allianz Parque e os ingressos seguem disponíveis no site da Eventim. No ano passado, o artista realizou uma agenda de quatro shows no mesmo palco.
Para entrar no clima da despedida, veja abaixo algumas declarações feitas pelo dono do espetáculo sobre a atual excursão – incluindo dúvidas acerca de seu futuro na música.
4 explicações sobre a turnê de despedida de Gilberto Gil, segundo o cantor
O significado da turnê
“As classificações de ‘última turnê’, ‘último capítulo’, ‘fim de carreira’ são todas válidas. Estou essencialmente em uma excursão que encerrará um ciclo que durou mais de 60 anos. Mas a decisão de se afastar das apresentações ao vivo não é um retrocesso em relação à música. É uma forma de se reconectar com ela”. (entrevista ao New York Times)
Sobre a escolha do título da excursão
“Foi um consenso obtido entre todos, as pessoas próximas, as pessoas que estariam envolvidas na realização deste trabalho. Todos eles imbuídos dessa presença forte do tempo como dimensão, como instância existencial, como temática artística, não só para mim, mas para tantos poetas, tantos realizadores de cultura. E é o título de uma canção, uma das minhas canções mais envolventes, mais queridas do público, mais importantes do meu trabalho.” (entrevista ao O Globo)
O que acontecerá depois do fim de “Tempo Rei”?
“Acho que essa coisa do cultivo doméstico da música, com meu violão, com a escuta das gravações, dos discos… Tudo isso vai continuar. É um hábito. Uma coisa entranhada no meu modo de ser. Vou continuar muito ligado à música, mesmo em casa. E isso vai ensejar para que eu continue promovendo encontros com o público, em escalas menores, como novos discos também. Na medida em que eu continue gostando de compor, coletar canções com as quais eu me dou cotidianamente, vou continuar sendo o que sou, o que tenho sido.” (entrevista ao Correio Braziliense)
Do que mais vai sentir falta dos palcos
“Acho que eu vou sentir saudades do microfone, porque é o elemento que caracteriza estarmos propriamente em um palco…E o grito das meninas.” (em coletiva de imprensa)


