Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, morreu nesta quinta-feira (16) aos 74 anos. O músico caiu há algumas semanas em seu estúdio e sofreu uma hemorragia cerebral. Familiares decidiram por desligar os aparelhos que mantinham o artista vivo. A informação é da Variety.
No início de outubro, veio o anúncio do cancelamento de seus próximos shows neste ano. O comunicado só informava “problemas médicos”, mas sem outros detalhes.
Em nota à revista norte-americana, a família do astro disse:
“Estamos completamente devastados e de coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo com palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, cuidadosas e pacíficas enquanto ele deixava esta terra. Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, seu riso, e celebramos sua força e bondade, que ele compartilhava com os outros. A dimensão de sua partida é imensa, além da compreensão. Ao refletir sobre todas as suas conquistas incríveis em vida, a memória de Ace continuará viva para sempre!”
Pouco tempo após a notícia, diversos amigos e colegas de profissão do saudoso artista usaram suas redes sociais para homenageá-lo. Abaixo, confira algumas declarações:
Adeus a Ace Frehley: artistas postam despedidas ao icônico guitarrista original do Kiss
Kiss
“Estamos devastados com a morte de Ace Frehley. Ele foi um soldado de rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos fundamentais mais formativos da banda e da sua história. Ele faz e sempre fará parte do legado do KISS. Nossos pensamentos estão com Jeanette, Monique e todos aqueles que o amavam, incluindo nossos fãs em todo o mundo.”
Ver essa foto no Instagram
Gene Simmons
“Nossos corações estão partidos. Ace faleceu. Ninguém pode tocar o legado dele. Eu sei que ele amava os fãs. Ele me disse isso muitas vezes. Mais triste ainda, Ace não viveu o suficiente para ser homenageado no evento Kennedy Center Honors em dezembro. Ace foi o eterno soldado do rock. Que seu legado continue vivo!”
Our hearts are broken. Ace has passed on. No one can touch Ace’s legacy. I know he loved the fans. He told me many times. Sadder still, Ace didn’t live long enough to be honored at the Kennedy Ctr Honors event in Dec. Ace was the eternal rock soldier. Long may his legacy live on!
— Gene Simmons (@genesimmons) October 16, 2025
Peter Criss
“Com o coração partido e profunda tristeza, o meu irmão Ace Frehley faleceu. Ele morreu pacificamente com sua família perto dele. Minha esposa e eu estivemos com ele até o fim também. Te amo, meu irmão. Meu amor e orações vão para Jeanette, Monique, Charlie e Nancy e toda a família, colegas de banda, fãs e amigos do Ace. Que o Senhor te conforte nesse momento difícil. Como membro fundador do grupo de rock KISS e na carreira solo de Ace, Ace influenciou e tocou os corações de milhões de pessoas. O seu legado continuará vivo na indústria musical e nos corações do Exército KISS. Neste momento, peço a todos que por favor sejam respeitosos com a família de Ace e permitam que eles façam o luto em particular. Para o Exército KISS e os Soldados de Rock do Ace, o meu coração está com todos vocês… Quebrado…”
Paul Stanley
“Lembro-me de 1974, quando estava no meu quarto no Hyatt on Sunset, em Los Angeles, e ouvi alguém tocando guitarra grave e intensamente no quarto ao lado. Pensei: ‘Nossa, quem me dera que ESSE cara estivesse na banda!’ Olhei pela sacada… Ele estava. Era o Ace. Esta é a minha foto favorita nossa…”
I remember 1974 being in my room at the Hyatt on Sunset in LA and I heard someone playing deep and fiery guitar in the room next door. I thought “Boy, I wish THAT guy was in the band!” I looked over the balcony… He was. It was Ace. This is my favorite photo of us… pic.twitter.com/3ojMXqVkQr
— Paul Stanley (@PaulStanleyLive) October 17, 2025
Bruce Kulick
“As notícias da morte de Ace são devastadoras para o mundo do rock. Também me afetou profundamente. Ele era único e realmente um guitarrista icônico. Seu papel inegável na criação e sucesso do KISS não pode ser esquecido. Ele não só era amado por todos, como influenciou milhões de guitarristas em todo o mundo. Descanse em paz.”
Tommy Thayer
“Uma lenda que jamais será esquecida. Ele inspirou gerações de guitarristas, inclusive eu, a buscar a grandeza. Foi uma honra trilhar seus passos. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz, Ace.”
A legend who will never be forgotten. He inspired generations of guitarists, myself included, to chase greatness. It’s been an honor to walk in his footsteps. His legacy will live forever. Rest in peace, Ace. pic.twitter.com/tbUVw7sLwk
— Tommy Thayer (@tommy_thayer) October 17, 2025
Alice Cooper
“A pior parte de estar no rock ‘n’ roll neste momento é o fato de algumas das nossas fraternidade terem chegado àquela idade em que eles… eles deixam o planeta. Alguns dos caras que começaram há 30, 40, 50 anos estão começando a ir, e claro Ace Frehley do KISS, um dos pioneiros – um dos grandes guitarristas por aí… Ace foi um verdadeiro herói da guitarra para tantas pessoas. Fiz mais tours com ele do que qualquer outra pessoa, no que diz respeito à abertura para nós, durante muito tempo, então… Nós nos tornamos bons amigos. E você sabe que ele sempre trazia isso todas as noites… Ele fazia todas as noites. E… é difícil ver alguém assim partir. Sabemos que neste momento os fãs dos KISS estão certamente de luto e certamente a sua família e certamente todos os que o conheciam. Ace era o melhor.”
Ver essa foto no Instagram
Tom Morello
“Meu primeiro guitarr heroi, Ace Frehley, faleceu. O lendário Space Ace Frehley inspirou gerações a adorarem rock n roll e adorarem tocar guitarra rock n roll. Seus riffs e solos intemporais, a fumaça vinda do seu Les Paul, os foguetes a disparar do seu headstock, a sua vacilação espacial no palco e a sua inesquecível risada louca vão deixar saudades, mas nunca serão esquecidos. Obrigado, Ace por uma vida inteira de música e memórias fantásticas.”
Ver essa foto no Instagram
Pearl Jam
“Ouvi falar da morte de Ace Frehley por Rick Friel, com quem toquei numa banda chamada Shadow. O Rick também foi o primeiro a entrar no autocarro em 1977 com uma lancheira KISS para me falar sobre o Ace… Simplesmente mudou a minha vida. Ganhei uma guitarra em 1978 para me juntar à banda de Rick Warrior que se transformou em Shadow. Nós cobrimos ‘C’mon and Love Me’.
Todos os meus amigos passaram horas incalculáveis a falar sobre KISS e a comprar coisas dos KISS. Ace foi um herói meu e também eu consideraria um amigo. Estudei seus solos infinitamente ao longo dos anos…
Basta ouvir ‘Alive’, usei o solo dele de ‘She’ como modelo. Ace improvisou em ‘Black Diamond’ com Pearl Jam no Madison Square Garden… Um sonho realizado para mim.
Eu não teria pegado uma guitarra sem a influência do Ace e do KISS.
Descanse em paz, Ace, você mudou minha vida.
Obrigado. Obrigado.”
Ver essa foto no Instagram
Rush
“Absolutamente atordoado e triste com a notícia que Ace Frehley faleceu tragicamente. Em 1974, como o ato de abertura do KISS, Alex, Neil e eu passámos muitas noites juntos no seu quarto de hotel depois dos shows, fazendo qualquer coisa que pudéssemos pensar, só para fazê-lo abrir sua gargalhada inimitável e contagiante. Ele era um personagem inegável e uma autêntica estrela de rock. Descanse em paz Ace… Obrigado por nos receberem novatos no mundo do rock and roll.”
Steve Vai
“Ace Frehley era a personificação da atitude do rock ’n’ roll – sem desculpas, barulhentos e irresistivelmente cativante. Seus riffs tinham estilo, seu tom tinha mordida, e sua presença iluminou palcos como uma supernova. Durante a minha adolescência, a sua brincadeira inspirou-me não porque era polida, mas porque era gloriosamente sem filtro e cheia de vida. Ace lembrou a todos que o rock nunca deveria pedir desculpas por ser divertido e que um pouco de caos pode soar completamente celestial. Meus sentidos pêsames à sua família, amigos e fãs. O homem do espaço deixou o palco, mas a sua órbita brilhará para sempre.”
Ver essa foto no Instagram


