Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, morreu na última quinta-feira (16) aos 74 anos. O músico caiu há algumas semanas em seu estúdio e sofreu uma hemorragia cerebral. Por consequência, ele estava no hospital respirando por aparelhos e não resistiu.
Basicamente, o Spaceman fez parte da banda mascarada entre 1973 e 1982 e, posteriormente, na reunião entre 1996 e 2002. Paralelamente, também manteve uma prolífica carreira solo, com o álbum mais recente sendo “10,000 Volts” (2024).
Durante toda a trajetória, o artista veio ao Brasil somente em duas ocasiões. Relembre abaixo:
1999
Como membro do Kiss, Frehley desembarcou no país em abril de 1999. À época, a banda trouxe a “Psycho Circus Tour” para o país, tocando em Porto Alegre e em São Paulo. Para as apresentações, o público contava com óculos 3D, como destacado pelo Diário do Grande ABC: “Gene Simmons cospe sangue, o baterista Peter Criss levita com toda sua bateria e a guitarra de Frehley, tocada freneticamente, entra em combustão, queima e sobe até o alto do palco, libertando-se do seu dono. Durante a execução de ‘Love Gun’, Paul Stanley fica deslizando num teleférico sobre a estrutura de aço do palco”, relatou o veículo a respeito do compromisso na capital paulista.
2017
Já em maio de 2017, Frehley veio pela única vez como artista solo, em meio à excursão pela América do Sul. Na ocasião, realizou uma apresentação no antigo Tom Brasil, na capital paulista, onde performou 16 músicas. Foram elas:
- Rip It Out
- Toys
- Parasite (música do KISS)
- Snow Blind
- Love Gun (música do KISS)
- Rocket Ride (música do KISS)
- Rock Soldiers (música do Frehley’s Comet)
- Bass Solo (solo de baixo)
- Strange Ways (música do KISS)
- New York Groove (cover de Russ Ballard)
- 2 Young 2 Die
- Shock Me (música do KISS) — precedida por um dueto de guitarra entre Ace Frehley e Richie Scarlet
- Ace Frehley Guitar Solo (solo de guitarra de Ace Frehley)
- Cold Gin (música do KISS)
- Detroit Rock City (música do KISS)
- Deuce (música do KISS)
Richie Scarlet (guitarra e voz), Chrys Wise (contrabaixo e voz) e Scoty Coogan (bateria e voz) o acompanharam no espetáculo. Veja vídeos abaixo:


