Como diz a letra de “Vital e Sua Moto”, sucesso lançado em 1983: “Os Paralamas do Sucesso vão tocar na capital!”, e tocaram! Não apenas em uma, mas em menos seis capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Isso porque a banda está em turnê desde maio deste ano para celebrar 40 anos de estrada, com a excursão intitulada “Paralamas Clássicos 40 anos”.
Após encantar um público de cerca de 50 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo, Os Paralamas do Sucesso desembarcaram nesta sexta-feira (24) no Espaço Unimed, na capital paulista. A noite foi um verdadeiro show de hits, uma linda celebração da música nacional e fez a plateia reviver sucessos que marcaram época.
Desta forma, o show, inicialmente programado para começar às 22h, teve um atraso de cerca de 25 minutos, o que gerou certa inquietação no público. No entanto, bastou o grupo subir ao palco ao som de “Vital e Sua Moto” para que o atraso fosse rapidamente esquecido.
A banda abriu a apresentação colocando o público para dançar e cantar a plenos pulmões logo na primeira música. Nos telões, imagens de momentos marcantes da carreira eram exibidos, entre eles, o icônico show no Rock in Rio de 1985.
Assim, seguiu emendando hits: “Cinema Mudo” e “Bora-Bora” vieram na sequência. O espetáculo mal havia começado e já prometia uma viagem pelos maiores sucessos do pop rock brasileiro. Aliás, o setlist revisitou diferentes fases da carreira da banda. Desde o disco de estreia “Cinema Mudo” (1983) até o mais recente lançamento “Sinais do Sim” (2017).
Com “Ska”, “Alagados” e “Uma Brasileira”, Os Paralamas do Sucesso não deixaram ninguém parado. Já, as românticas “Cuide Bem do Seu Amor” e “Aonde Quer Que Eu Vá” emocionaram a plateia. E claro, um dos maiores clássicos da banda: “Lanterna dos Afogados” fez o público paulista acompanhar cada verso.
Ver essa foto no Instagram
Também, o trio composto por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) não deixou de homenagear compositores brasileiros. Sucessos de Gilberto Gil, Tim Maia e Legião Urbana marcaram presença no setlist. O grupo apresentou “Gostava Tanto de Você” e “Sossego”, do Síndico do Brasil, “A Novidade”, composta em parceria com Gil, além de uma interpretação de “Que País É Este”, da banda Legião Urbana.
Deste modo, o espetáculo seguiu do início ao fim evidenciando a força da música brasileira e o legado d’Os Paralamas que atravessa gerações. O encerramento ficou por conta de “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash – referência que moldou o estilo da banda brasileira.
A turnê “Paralamas Clássicos 40 anos” ainda tem passagens confirmadas, até o final do ano, por Salvador e Rio de Janeiro. Confira a agenda completa aqui.
Setlist – Paralamas Clássicos 40 anos – Espaço Unimed São Paulo (24/10)
- Vital e Sua Moto
- Cinema Mudo
- Bora-Bora
- Pólvora
- Ska
- Lourinha Bombtril
- Trac-Trac (cover Fito Páez)
- Selvagem / Polícia
- Seguindo as Estrelas
- Romance Ideal
- Ela Disse Adeus
- La Bella Luna
- Cuide Bem do Seu Amor
- Lanterna dos Afogados
- Será Que Vai Chover?
- Assaltaram a Gramática
- A Novidade (cover Gilberto Gil)
- Melô do Marinheiro / Marujo Dub
- Alagados
- Uma Brasileira
- Óculos
- Sossego (cover Tim Maia)
- Caleidoscópio
- Meu Erro
- Que País É Este (cover Legião Urbana)
- Should I Stay or Should I Go (cover The Clash)
Leia também: Bryan Adams virá ao Brasil em 2026, segundo jornalista


