Como noticiado pela Alpha, o U2 recebeu recentemente o Prêmio Woody Guthrie, que homenageia o saudoso artista folk de mesmo nome e que é concedido a músicos que utilizam a música como instrumento de transformação social. Representando a banda, Bono Vox e The Edge participaram da cerimônia de entrega em Oklahoma, nos Estados Unidos, e aproveitaram para trazer novidades aos fãs.
Primeiramente, os integrantes deram atualizações a respeito da saúde do baterista Larry Mullen Jr. Com lesões nos cotovelos, joelhos e pescoço, o membro não fez parte da residência da banda, intitulada “U2:UV Achtung Baby Live at Sphere”, em Las Vegas, na Sphere, e só tocou rapidamente com os colegas no Ivor Novello Awards 2025, em maio.
Mas, ao que parece, a recuperação está indo bem. “[Larry e o baixista Adam Clayton] estão em ótima forma. Larry tem tocado no seu melhor… sua bateria é simplesmente incrível”, revelou o vocalista.
Além disso, ambos também resolveram mostrar o trecho de uma canção inédita no evento. Conforme a Ultimate Classic Rock, a letra dizia o seguinte: “One father shot three children crying / If there is no law is there no crime / If there is no hope / What’s there to rhyme? / History is written one life at a time/ One life at a time” (em português, “Um pai atirou em três crianças que choravam / Se não há lei, não há crime? / Se não há esperança, /
com o que rimar? / A história é escrita uma vida de cada vez / Uma vida de cada vez.”)
Por fim, Bono e The Edge executaram algumas faixas acústicas, entre elas “Sunday Bloody Sunday”, “One”, “Running to Stand Still” e “Pride (In the Name of Love)”. Veja vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=AxEu_NQr-qo&pp=ygUWdTIgV29vZHkgR3V0aHJpZSBQcml6ZQ%3D%3D
Saiba quantas músicas o U2 já compôs para o seu próximo disco
Atualmente, o U2 está em estúdio para criar o seu próximo disco de estúdio. Já faz oito anos desde que a banda lançou o último álbum de inéditas, “Songs of Experience” (2017), mas, ao que tudo indica, isso mudará em breve.
Conversando com a Rolling Stone em maio, Bono contou certos detalhes a respeito do projeto. Na ocasião, o vocalista afirmou que as novas músicas olham para o futuro e contarão com a colaboração do baterista Larry Mullen Jr., afastado das apresentações mais recentes do grupo por causa de problemas de saúde.
Ao radialista Zane Lowe, o cantor até mesmo revelou quantas canções os músicos já prepararam para o material. Segundo compartilhado pela NME, o astro disse o seguinte:
“Larry tem trabalhado até tarde. The Edge disse que já há 300 músicas para o disco e eu respondi: ‘Isso não são músicas, Edge’. Mas ele disse: ‘Tenho 25 ótimas músicas’… Eu não gosto de álbuns longos, então vamos ter que reduzir para 15.”
Até o momento, ainda não há previsão de estreia. Conversando ainda com a RS, o artista já tinha deixado claro:
“Aliás, estar em uma sala com a banda, onde cada músico tem um papel único e, ao mesmo tempo, parte de algo coletivo, é algo raro hoje em dia — especialmente porque a maior parte da música atualmente é montada em pedaços. Até algumas das nossas músicas foram feitas assim, e vamos continuar fazendo. Mas o que buscamos agora é capturar o momento puro de uma banda de rock & roll em ação. Esse é o coração do álbum que estamos criando. Já gravamos algumas coisas, mas ainda não terminamos.”


