Nesta última quarta-feira (5), o Rio de Janeiro recebeu a Earthshot Prize 2025, premiação ambiental fundada e organizada por Príncipe William. Pela primeira vez no Brasil, o evento foi sediado no celebrado Museu do Amanhã para uma lista seleta de convidados.
Anualmente, a cerimônia reconhece pessoas e instituições que contribuíram para a preservação do planeta, concedendo prêmios de £1 milhão (cerca de R$ 7 milhões na cotação atual) em cinco categorias: “Proteja e Restaure a Natureza”, “Reviva Nossos Oceanos”, “Conserte Nosso Clima”, “Construa Um Mundo Sem Resíduos” e “Limpe Nosso Ar”.
Para anunciar cada um dos vencedores, foi convidado um time de peso, que ia desde ídolos do esporte, como a ginasta Rebeca Andrade, o futebolista Cafu, e o piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel, a icônica Sabrina Sato e a ativista indígena Txai Surui.
Confira, abaixo, os grandes vencedores da noite, incluindo a empresa brasileira Re.green:
From Rio to the world, congratulations to the 2025 @EarthshotPrize Winners! ✨
//
Do Rio para o mundo, parabéns aos vencedores do Prêmio Earthshot 2025! ✨#EarthshotRio
Protect and Restore Nature: https://t.co/e9H7buCwsM
Revive Our Oceans: @HighSeasAllianc
Fix Our… pic.twitter.com/dG56P9eP3P— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) November 6, 2025
Kylie Minogue, Shawn Mendes e mais estavam entre as atrações musicais da cerimônia
Entre os anúncios dos vencedores das categorias mencionadas acima, o evento também foi animado por um time de atrações musicais diverso, que mesclou astros brasileiros com ídolos internacionais. Embora curtas, as performances mantiveram a noite dinâmica e muito rica.
Quem deu início à programação musical foi Anitta, que entoou uma versão própria de “Mas Que, Nada!“, clássico de Sérgio Mendes. Em seguida, a cantora convidou ao palco Gilberto Gil, com quem fez um dueto ao som de “Garota de Ipanema“, outra figurinha carimbada da música nacional. Por fim, a popstar apresentou “Girl From Rio“, uma faixa autoral que conta com referências do sucesso de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Ver essa foto no Instagram
Depois, foi a vez de Shawn Mendes subir ao palco. O canadense, que esteve no último mês de março no país para se apresentar no Lollapalooza Brasil, cantou apenas uma faixa: “Youth“. A música compõe o 3º disco da discografia do cantor, lançado em 2018.
Ver essa foto no Instagram
Vale destacar que, como sempre muito apaixonado pelo Brasil, Shawn ainda aproveitou um samba antes de entrar no Earthshot Prize. Abaixo, veja um registro do momento:
Ver essa foto no Instagram
Seu Jorge optou por cantar uma música em inglês e homenageou David Bowie com uma versão própria de “Heroes”. No passado, o brasileiro já fez regravações em português das faixas de Bowie e até foi elogiado pelo saudoso astro.
Ver essa foto no Instagram
Antes de Kylie Minogue subir ao palco para concluir a noite, o fundador e organizador da premiação, Príncipe William, fez um discurso para o público, ressaltando a importância de iniciativas criativas na busca pela preservação do meio ambiente.
“A meta da premiação é em uma década tornar o planeta um lugar melhor“, disse o Príncipe de Gales. “Foi uma missão dirigida por esse otimismo extraordinário que vimos aqui agora. Conseguimos aprender muito até aqui e temos grande crença que podemos tornar o mundo melhor. Não tenho medo de dizer que eles são os agentes de transformação do mundo.”
Ele, aliás, ainda arriscou no português durante a fala:
Ver essa foto no Instagram
Até Tom Cruise fez uma participação especial à distância. O astro do cinema mandou um recado para os vencedores do evento:
“Me desculpe que não pude estar aí pessoalmente para celebrar com todos, mas queria tirar um momento para parabenizar os vencedores da noite e parabenizar todos os finalistas. Obrigado por todo o trabalho incrível que vocês estão fazendo e nos lembrando o que é possível quando o comprometimento se encontra com o propósito. Então, obrigado a todos, por tudo, por todo o trabalho que vocês fazem.”
Para concluir a noite, trajada com um vestido com as cores da bandeira do Brasil, a popstar australiana Kylie Minogue fez uma apresentação especial com um enxuto repertório de três músicas: “Padam Padam”, “Can’t Get You Out Of My Head” e um cover de “Celebration”, do Kool & The Gang.
Ver essa foto no Instagram
A performance de “Celebration”, aliás, pode ser considerada uma referência ao videoclipe do cover feito por Minogue em 1992 no Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram


