Gustavo Borges, 52, ex-nadador profissional, empresário e palestrante, foi o convidado do 26º episódio do Alpha Pod, o podcast da Alpha FM com apresentação de Celso Giunti. A carreira de atleta, o pós-esporte e a vida pessoal foram os principais assuntos tratados na entrevista.
Depois de ganhar dezenas de medalhas, sendo quatro olímpicas, Borges foi incluído no Hall da Fama da natação internacional, em 2012, a maior honraria que recebeu após a aposentadoria das piscinas, segundo ele.
“É muito legal você ser reconhecido. Quando você fala de um resultado esportivo, artístico, você resgata um pouco daquele reconhecimento que aconteceu dentro das piscinas num outro momento da vida”, disse.
O ex-nadador também lembra com carinho, quando entrou para o Hall of Honor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, no ano seguinte, em 2013. Gustavo Borges foi recebido pelo ex-treinador Jon Urbanchek (1936-2024), o qual chamou de “um dos maiores mentores da vida”.
À Alpha FM, ele contou que, junto da esposa, Bárbara Franco, também ex-nadadora, incentivou os filhos, Luiz Gustavo e Gabriella, a nadar na adolescência. Dessa forma, pôde passar a eles os aprendizados do esporte: “resiliência, superação, entendimento da jornada competitiva”. Veja a entrevista completa abaixo!


