Wagner Moura faz história ao ser indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards por “O Agente Secreto”

Wagner Moura acaba de alcançar um marco inédito para o cinema latino-americano. O ator baiano tornou-se o primeiro artista latino indicado ao Critics Choice Awards (CCA) na categoria de Melhor Ator, por sua atuação em O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho. A produção também concorre como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, marcando o retorno do Brasil à premiação em 2026. Esta é a quarta indicação do país na categoria e a primeira de Kleber em sua carreira no CCA.

A repercussão internacional do filme se intensificou nos últimos dias. Além das nomeações ao Critics Choice, O Agente Secreto garantiu presença no Spirit Award, competindo como Melhor Filme Internacional, e venceu os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura) no New York Film Critics Circle Awards. Moura também recebeu o IndieWire Honors por sua performance no longa.

O fortalecimento na temporada de premiações tem ampliado o interesse global pelo filme. A distribuição na América do Norte avança gradualmente, acompanhando cada anúncio de reconhecimento. Após estrear em Los Angeles, o longa chega a São Francisco e Boston em 12 de dezembro, e segue para Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e outras cidades a partir de 19 de dezembro.

Na Europa, O Agente Secreto já ultrapassou 40 mil espectadores na Alemanha e em Portugal. A estreia na França ocorrerá em 17 de dezembro, seguida pela Itália, em 29 de janeiro, e pelo Reino Unido e Irlanda, em 20 de fevereiro.

No Brasil, o filme mantém trajetória robusta nas salas de exibição, com mais de 925 mil ingressos vendidos. A produção caminha para tornar-se apenas o segundo longa nacional lançado em 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores, consolidando-se como o maior sucesso da carreira de Kleber Mendonça Filho e o maior lançamento da história da Vitrine Filmes. A chegada do título aos cinemas contou com patrocínio master da Petrobras, que em 2025 celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro.

Produzido pela pernambucana CinemaScópio, O Agente Secreto é uma coprodução internacional com MK2 Films (França), One Two Films (Alemanha) e Lemming (Holanda). A distribuição brasileira é da Vitrine Filmes; nos Estados Unidos, ocorre pela Neon; e no Reino Unido e na América Latina, pela MUBI.

Sinopse

Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, especialista em tecnologia na casa dos quarenta, retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas descobre que a cidade está longe de oferecer o refúgio esperado.

Confira o trailer abaixo:

Leia também: HBO e Netflix: o que se sabe sobre a fusão após a compra de US$ 82,7 bilhões

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados