Natal 2025: qual foi o primeiro filme natalino da história?

O fim do ano costuma despertar lembranças afetivas e rituais que atravessam gerações. Entre eles, a tradição de assistir a filmes natalinos permanece como uma das formas mais acolhedoras de reunir a família, especialmente quando as histórias combinam fantasia, humor e mensagens de solidariedade. Atualmente, são muitos os longas que vêm à mente quando se fala de cinema natalino; no entanto, você sabe qual foi o primeiro filme natalino de todos os tempos?

À frente desse pioneirismo está o britânico George Albert Smith, que, além de cineasta, também era conhecido como astrônomo, vidente e hipnotizador. Em 1898, ele assinou o curta-metragem de exatamente 79 segundos Santa Claus, ou então Papai Noel, em tradução livre. O filme se tornou um dos primeiros registrados a usar técnicas de ação paralela e de mascaramento por dupla exposição.

A narrativa acompanha uma babá que põe duas crianças para dormir. Após o quarto escurecer, surge, no canto da tela, um enquadramento circular revelando a chegada do Papai Noel ao telhado. Ele desce pela chaminé, aparece na lareira do quarto, deposita presentes nas meias penduradas e desaparece segundos antes de as crianças despertarem.

Michael Brooke, do BFI Screen Online, descreve Santa Claus (1898) como “um filme de considerável ambição e realização técnica para a época […] O resultado é um dos filmes britânicos mais sofisticados visual e conceitualmente produzidos até então.”

Leia também: Natal 2025: filmes festivos que não podem faltar na sua maratona

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados