“Falta de atenção”: Kleber Mendonça Filho contesta condução da categoria de Filme Internacional no Critics Choice

Na noite de domingo (4), aconteceu a 31.ª edição do Critics Choice Awards, prêmio organizado pela maior associação de críticos de cinema e televisão da América do Norte, reunindo mais de 500 profissionais especializados em entretenimento. A categoria de Melhor Filme Internacional, no entanto, não foi anunciada durante a cerimônia principal, mas apresentada no tapete vermelho do evento.

O prêmio foi entregue a Kleber Mendonça Filho, diretor do brasileiro O Agente Secreto, que não teve espaço para discursar no momento da premiação. A condução da categoria gerou questionamentos nas redes sociais, com internautas apontando descaso da organização em relação ao reconhecimento internacional. Confira o momento: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Alpha FM (@radioalphafm)

 Mais tarde, Wagner Moura se juntou a Kleber Mendonça Filho para anunciar a principal categoria da noite, a de Melhor Filme. Na ocasião, o diretor teve um breve espaço para agradecer pelo prêmio recebido anteriormente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Alpha FM (@radioalphafm)

 Em entrevista ao Omelete, Kleber Mendonça Filho comentou a forma como a categoria foi conduzida pelo evento: “O fato de nós termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido”.

“Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo, foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração, e que admiro”, comenta Kleber Mendonça Filho sobre a cerimônia de ontem e a temporada de premiação”, concluiu o cineasta.

Sobre “O Agente Secreto”

“O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.

A produção foi selecionada pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar de 2026. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.

“O Agente Secreto” é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.

O filme concorre a três categorias no Globo de Ouro 2026, sendo elas: Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados