A 83ª edição do Globo de Ouro consagrou, na noite de 11 de janeiro de 2026, as principais produções do cinema e da televisão da temporada, reconhecidas por sua excelência artística e impacto cultural. A premiação veio na esteira do Critics Choice Awards, realizado na semana anterior.
Mas e agora, o que vem pela frente na temporada de premiações? Organizamos as principais informações para quem não consegue acompanhar tudo de perto. Confira!
O que vem pela frente?
Ainda neste mês, no dia 22, os atores Danielle Brooks e Lewis Pullman comandam a cerimônia de anúncio dos indicados ao Oscar 2026, com transmissão pelas redes sociais da Academia de Cinema. Poucos dias depois, em 27 de janeiro, serão reveladas as indicações do BAFTA, conhecido como o “Oscar britânico”. Já a cerimônia do Prêmio da Academia Britânica de Cinema acontece em 22 de fevereiro, marcando a próxima grande noite do cinema.
O Actors Awards, antigo Screen Actors Guild (SAG) Awards, será realizado em 1º de março. Considerado uma das principais celebrações do trabalho de atuação, o evento é promovido pelo Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) e destaca as performances mais notáveis do ano, com votação exclusiva entre colegas de profissão. As indicações já foram divulgadas.
Encerrando a temporada, o grande destaque fica por conta do Oscar, marcado para 15 de março. Organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cerimônia é a mais aguardada do ano e reconhece as maiores conquistas da indústria cinematográfica mundial, sendo amplamente considerada a premiação mais prestigiada e cobiçada por cineastas e artistas.
Até lá, outros termômetros importantes ajudam a medir o rumo da corrida: os prêmios dos sindicatos de produtores, roteiristas e diretores. Essas premiações costumam consolidar favoritos ao Oscar, já que seus votantes — profissionais de cada área — em grande parte coincidem com os membros da Academia.
Os favoritos (até o momento)
Falando em favoritos, até o momento, “Uma Batalha Após a Outra” desponta na categoria de Melhor Direção. Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista do longa, venceu tanto no Critics Choice quanto no Globo de Ouro. O filme também lidera a disputa por Melhor Filme, após sair como grande vencedor no Critics Choice e conquistar o prêmio de Melhor Filme de Comédia/Musical no Globo de Ouro. Já “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático.
Ainda sobre “Hamnet”, Jessie Buckley aparece na dianteira da corrida por Melhor Atriz. Sua atuação amplamente elogiada rendeu prêmios da crítica especializada, além de vitórias no Critics Choice e no Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz em Drama. No entanto, Rose Byrne, vencedora no gênero Comédia/Musical, não deve ser descartada da disputa.
Entre os homens, Timothée Chalamet é um dos grandes favoritos ao Oscar de Melhor Ator, após vencer o Critics Choice e o Globo de Ouro (Comédia/Musical) por “Marty Supreme”. O ator vem investindo em uma campanha intensa, que pode culminar em sua vitória. Ainda assim, outros nomes seguem fortes na corrida, como Wagner Moura, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama por “O Agente Secreto”, e Leonardo DiCaprio, eleito Melhor Ator pela National Board of Review Awards (que, por mais que não seja o melhor termômetro, continua sendo uma associação importante) por “Uma Batalha Após a Outra”.
As categorias coadjuvantes, por sua vez, permanecem imprevisíveis. Amy Madigan (“A Hora do Mal”) venceu o Critics Choice Awards, enquanto Teyana Taylor (“Uma Batalha Após a Outra”) levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. Já Inga Ibsdotter Lilleaas foi a escolhida pela National Board of Review Awards, embaralhando ainda mais o cenário.
Entre os atores coadjuvantes, Jacob Elordi venceu o Critics Choice por “Frankenstein”, enquanto Stellan Skarsgård saiu vitorioso no Globo de Ouro. No National Board of Review, o prêmio ficou com Benicio del Toro, reforçando o caráter aberto da disputa.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil desponta na frente, com “O Agente Secreto” tendo vencido no Critics Choice e no Globo de Ouro. Ainda que seja perigoso contar vantagem, pois “Foi Apenas Um Acidente” foi premiado pelo National Board of Review Awards e “Valor Sentimental” tem um Grand Prix do Festival de Cannes na estante, os brasileiros podem se preparar para vibrar na noite de 15 de março.


