Créditos: Shutterstock
Nesta quinta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial do Compositor. Criada pela Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), a data homenageia os artistas que criam músicas, destacando sua importância cultural e criativa.
O dia escolhido, 15 de janeiro, coincide com a fundação da SACM e, em 1983, foi oficializado em âmbito mundial. Ainda assim, o Brasil também comemora o Dia do Compositor Nacional em 7 de outubro.
Para celebrar a ocasião, relembramos a lista “100 Greatest Songwriters of All Time”, publicada pela Rolling Stone em 2015, que elenca os maiores compositores de todos os tempos.
A seleção destaca principalmente compositores americanos e ingleses do rock e foi montada pelos críticos do próprio veículo. Confira os 10 primeiros nomes abaixo:
- Bob Dylan
- Paul McCartney
- John Lennon
- Chuck Berry
- Smokey Robinson
- Mick Jagger e Keith Richards
- Carole King
- Paul Simon
- Joni Mitchell
- Stevie Wonder
Sobre Bob Dylan
No caso de Bob Dylan, o líder do ranking, a Rolling Stone destacou:
“A visão de Dylan sobre a música popular americana foi transformadora. Ninguém elevou tanto o padrão ou teve impacto maior. O próprio Dylan não via diferença entre os tempos modernos e o passado, o que lhe permitiu reinventar baladas folk transmitidas por gerações em canções que, ao mesmo tempo, eletrizavam o momento presente e se tornavam clássicos duradouros. Canções iniciais como ‘Blowin’ in the Wind viraram sucesso na voz de outros artistas e remodelaram as ambições de todo mundo, dos Beatles a Johnny Cash. Depois, Dylan começou a subir nas paradas por conta própria, com músicas que transformaram o pop em profecia: ‘Subterranean Homesick Blues’, ‘Like a Rolling Stone’, ‘Positively Fourth Street’, ‘Rainy Day Women #12 & 35’. Suas personas mudavam, mas canções como ‘Tangled Up in Blue’, ‘Knockin’ on Heaven’s Door’ e ‘Forever Young’ seguiram definindo suas épocas de forma duradoura.”


