Rosebush Pruning: novo filme do cearense Karim Aïnouz estreará no Festival de Berlim com elenco estrelado

Imagem: Divulgação/Felix Dickenson

Nesta terça-feira (20), foi anunciado que o novo filme do diretor cearense Karim Aïnouz (A Vida Invisível, Madame Satã), intitulado Rosebush Pruning, estreará na 76ª edição do Festival de Cinema de Berlim. O longa é estrelado por Elle Fanning, Riley Keough, Callum Turner, Jamie Bell, Lukas Gage e Pamela Anderson.

“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção. É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia — valores que são sinônimos do próprio festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”, celebra Aïnouz.

Em comunicado da MUBI, que financiou e distribuirá o filme, a produção é descrita como uma sátira contemporânea provocativa, que expõe as contradições e fragilidades da família tradicional. A história se passa em uma mansão na Catalunha e acompanha uma família americana rica, excêntrica e completamente desconectada do mundo ao redor.

Jack, Ed, Anna e Robert vivem reclusos, sustentados pela fortuna herdada, enquanto atravessam conflitos cada vez mais absurdos. Em meio ao luxo e às últimas peças de grife, eles ignoram as exigências do pai cego e tentam encontrar afeto e pertencimento uns nos outros — mesmo que isso os empurre para relações instáveis e sufocantes. O equilíbrio precário se rompe quando Jack, o primogênito e principal ponto de sustentação do grupo, anuncia que vai deixar a casa. Decidido a recomeçar a vida ao lado da namorada, Martha, ele abandona não apenas o pai, mas também a dinâmica que mantinha os irmãos unidos. A partir daí, os vínculos familiares entram em colapso.

“É um filme sobre uma família, algo que nunca fiz até agora. É realmente uma experiência de grupo, como uma peça de teatro, de certa maneira”, disse Aïnouz ao Estadão.

A 76ª edição do Festival de Cinema de Berlim está programada para acontecer de 12 a 22 de fevereiro. Rosebush Pruning ainda não tem data de estreia para os cinemas comerciais.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados