Nesta quinta-feira (22), chega aos cinemas brasileiros “A Única Saída”, filme coreano dirigido por Park Chan-wook, que vem chamando a atenção na temporada de premiação de 2026 – especialmente nas categorias de Filme Internacional.
Indicado para Melhor Filme – Musical ou Comédia, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Ator em Filme – Musical ou Comédia (Lee Byung-hun) no Globo de Ouro 2026, “A Única Saída” foi selecionado pela Coreia do Sul como representante do país para o Oscar – maior honraria do cinema.
Assim, a produção pode se tornar a segunda sul-coreana a ser indicada na categoria de Melhor Filme Internacional, sucedendo “Parasita”, que venceu o prêmio não só na categoria estrangeira, mas também de Melhor Filme – tornando-se o primeiro filme em língua não inglesa a realizar tal feito –, Melhor Direção (Bong Joon-ho) e Melhor Roteiro Original.
“A Única Saída” adapta a obra literária “O Corte”, do norte-americano Donald E. Westlake, lançada em sua língua original em 1997 – o livro já havia sido adaptado para as telonas pelo diretor grego-francês Costa-Gavras em 2005.
A trama, do gênero suspense com traços de comédia satírica, segue um homem que é dispensado sem aviso da fábrica de papel na qual trabalhara por 25 anos. Meses mais tarde, ainda sem conseguir se recolocar no mercado, ele chega a uma “saída” extrema e macabra: acabar com todos aqueles que poderiam disputar seu lugar.
O filme foi amplamente aclamado pela crítica especializada, tendo uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes – site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico.
No entanto, a presença do longa no Oscar 2026 ainda não é um trato feito. As previsões da revista Variety apontam que “A Única Saída” deve ficar de fora da lista de concorrentes ao prêmio de Melhor Filme Internacional e não deve aparecer em nenhuma outra categoria. Ainda assim, a ascensão de “A Única Saída” solidifica o crescimento do cinema sul-coreano na indústria mainstream após o sucesso de “Parasita”.


