Considerado como o “Oscar britânico”, o BAFTA se consolidou na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. Nesta terça-feira (27), foram revelados pelos atores David Jonsson e Aimee Lou Wood os indicados à edição de 2026, contando com o longa brasileiro “O Agente Secreto” entre os destaques.
O filme foi indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original (Kleber Mendonça Filho).
“O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.
“O Agente Secreto” é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.
O filme ganhou o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme Dramático (Moura). No Oscar, que acontece no dia 15 de março, a produção está indicada para quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Moura), Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.


