O Brasil marcou presença na pré-cerimônia do Grammy 2026, que aconteceu no último domingo (1º). Além da vitória de Maria Bethânia e Caetano Veloso na categoria “Melhor Álbum de Música Global”, outro ícone da música brasileira também esteve presente no evento, embora não pessoalmente.
O saudoso Tim Maia foi lembrado pela orquestra oficial da premiação durante a entrega da estatueta de “Melhor Trilha Sonora Compilada para Mídia Visual”, vencido pela equipe do filme “Pecadores” (2025). Na ocasião, os músicos tocaram o clássico “O descobridor dos sete mares”.
Abaixo, confira:
Ver essa foto no Instagram
O perfil oficial de Tim reagiu ao ocorrido nas redes sociais. “Uma grande honra para nós e todos os fãs do Síndico no Brasil e no mundo!“, escreveu a equipe. “Tim Maia é ATEMPORAL!”
Ver essa foto no Instagram
Lançada pelo Síndico em 1983, “O descobridor dos sete mares” tem a letra assinada por Miguel Leite de Oliveira Neto (Michel) e Gilson de Barros Mendonça, publicitários que decidiram se arriscar na composição musical e fizeram a faixa para o astro.
- Leia também: Jota Quest lança regravação de “Acenda o Farol”, clássico do Tim Maia, com voz do cantor
Caetano Veloso e Maria Bethânia reagem à vitória no Grammy 2026
O Brasil saiu vitorioso no Grammy Awards 2026. A dupla de irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram a categoria de “Melhor Álbum de Música Global” com o disco “Caetano & Bethânia (Ao Vivo)“, lançado em maio de 2025.
A dupla não compareceu ao evento, mas publicou suas reações ao descobrir a vitória na maior premiação do mundo da música. “Ganhamos o Grammy? Meu Deus do Céu!“, diz o dono de “Sozinho”, deitado na cama, ao ouvir o anúncio de sua esposa.
Em chamada de vídeo, Veloso também comunica Bethânia da conquista. “Oi Betha”, diz ele, sem querer causar alarde. “O que houve?”, retruca a cantora, desconfiada, do outro lado da linha. “É que ganhamos o Grammy”, responde ele. “Mentira!“, exclama Bethânia. “Eu soube agora, estava vendo desenho com o Benjamin. E vieram gritando lá da piscina.”
Ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, a voz de “Cheiro de Amor” falou mais sobre a conquista. “Ser coroada dessa forma tão bonita, estou comovida. Para toda a minha cidade, este é um prêmio mágico”, disse.
Cateano e Maria disputavam o gramofone com nomes como Burna Boy, Siddhant Bhatia, Youssou N’Dour, Shakti e Anoushka Shankar (part. Alam Khan & Sarathy Korwar). Este repesenta o terceiro troféu dele, enquanto é o primeiro prêmio dela.
Ver essa foto no Instagram


