Ricardo Nunes, Prefeito de SP, diz que megashow na Av. Paulista é incerto

O evento foi aprovado pelo Ministério Público de São Paulo nesta terça (12)

megashow gratuito na Avenida Paulista está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Na última terça-feira (12), o Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo aprovou a realização de dois grandes eventos gratuitos na principal avenida da capital paulista por ano — um por semestre.

No entanto, parece que uma edição do evento para este ano é incerta. É o que diz Ricardo Nunes, prefeito de SP, em entrevista para a Globonews.

Agora é que vamos retomar as conversas e ver se ainda dará tempo para fazer esse ano“, disse Nunes [via Veja São Paulo]. “Demorou muito a decisão do MP.

O prefeito já havia mencionado a ação anteriormente, pré-definindo até uma data: 5 de setembro; e uma lista de atrações cotadas: Bruno Mars, Rolling Stones e U2. Até o momento, nada foi oficialmente confirmado. O megashow seria feito nos moldes do “Todo Mundo no Rio”.

A ideia é que o espetáculo aconteça na Avenida Paulista pela estrutura existente e simbolismo à capital paulista. Contudo, o local ainda era limitado, desde 2007, a ter apenas três grandes eventos anualmente, que já são: Revéillon, Corrida de São Silvestre e a Parada LGBT.

Com a nova concessão do MP, a prefeitura terá que cumprir uma série de acordos antes da realização de cada megashow, incluindo um custo zero para o poder público. Sendo assim, todas as despesas do evento — da montagem e segurança ao cachê e limpeza — devem ser custeadas por órgãos privados ou patrocinadores.

Além disso, em antecipação para os espetáculos de grande porte na avenida, cabe também à prefeitura realizar “estudos sobre a capacidade de público e lotação da Avenida Paulista, além de planos específicos de segurança, evacuação de emergência, gerenciamento de multidões e atendimento em saúde”, como informado pelo G1.

É preciso ainda elaborar um protocolo de emergência e análise de impacto sonoro com os hospitais Santa Catarina e HCor, próximos da avenida. SPTrans, Metrô, Corpo de Bombeiros e CET devem pesquisas de como o evento pode comprometer o funcionamento do trânsito da região e o transporte público.

Em março, todos os seis membros da Promotoria do Meio Ambiente enviaram um documento ao Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo pedindo que o acordo para permitir grandes shows na Avenida Paulista seja cancelado.

O grupo defende que não há medidas para controlar a emissão de ruídos, causando poluição sonora na vizinhança. Eles ainda pedem que o processo seja devolvido à Promotoria para a produção de análise ambiental específica sobre a questão acústica e dos efeitos sanitários do ruído nas áreas residenciais.

No entanto, como mencionado anteriormente, o Ministério Público aprovou a iniciativa da Prefeitura de SP. Mais informações devem chegar ao público nos próximos meses.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados