“Que País é Este?” foi gravado até com “vôlei no estúdio”

Lançado em novembro de 1987, o terceiro disco da Legião Urbana leva como título uma pergunta que promete ser sempre atual: “Que País é Este?”. Para marcar as três décadas de sua história, celebramos o aniversário com algumas curiosidades sobre o álbum.

@ Pressionados a entregar o disco antes do Natal e cumprir o contrato de dois LPs em 36 meses, a banda usou dois estúdios da EMI-Odeon na Rua Mena Barreto, 151. Tudo ficou pronto em menos de 30 dias.

@ Por não ter músicas suficientes – a maior parte delas havia entrado no recente Dois, de 1986 – a Legião teve de resgatar seu material produzido desde 1978, época em que o grupo se chamava Aborto Elétrico e Renato Russo se apresentava como Trovador Solitário.

@ Embora na época soasse atual como crítica política, Que País é Este? – a música – é de 1978. Já Conexão Amazônica foi escrita em 1980. Ambas não parecem ter perdido conteúdo em 2017.

@ Faroeste Caboclo – com mais de 9 minutos – foi escrita por Renato em 1979, mantida com os versos originais da época em que se apresentava sozinho no palco, voz e violão.

@ Para aliviar as tensões, a Legião improvisou uma quadra no estúdio, com fita crepe marcando as linhas no chão. No lugar da bola de vôlei o quarteto improvisou com a tradicional bola dente de leite, mais leve.

@ Angra dos Reis – um dos maiores sucessos e faixa mais nova do disco – foi composta pelo baterista Marcelo Bonfá ao piano, e por muito tempo foi um instrumental. Mayrton Bahia decidiu “chantagear” Renato para que ele escrevesse uma letra em tempo. Se ele não fizesse, ameaçou não finalizar seu trabalho…

***

@lpha FM

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados