Geoff Emerick esteve no Brasil neste ano para falar sobre o que melhor sabia fazer: engenharia de som e produção musical.
Quis o destino que sua primeira passagem pela América do Sul fosse a última. No final da tarde desta terça-feira, 2 de outubro de 2018, o mestre em técnicas de gravação nos deixou aos 72 anos, em Los Angeles, vítima de ataque cardíaco.
Revolucionário
Desde seu início como assistente nos estúdios da EMI, apenas com 15 anos de idade, o inglês estava destinado a ser parte crucial da história dos Beatles. Seu currículo é extenso e rico, mas Emerick ficou consagrado por seus trabalhos ao lado do produtor George Martin nos álbuns (revolucionários) Revolver (1966) e Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band (1967).
Currículo invejado
Além de ter sido um dos principais colaboradores dos Beatles (tendo inclusive participado da sessão de Love Me Do, o primeiro single da banda), Geoff Emerick coleciona participações como engenheiro de som e produtor de destaque. Entre elas, inúmeros álbuns solo de Paul McCartney (entre eles Tug of War e Band on the Run), Art Garfunkel, America, Jeff Beck, Supertramp, Big Country e Elvis Costello.
@lphaFM