15 de outubro, Dia do Professor. Não dá para dizer que ser professor é a profissão mais rentável do mundo. Mas se não fosse por eles, talvez algumas das melhores coisas do Planeta Terra não teriam acontecido.
Vamos olhar para o passado para entender o futuro?
Sir George Martin
Produtor e arranjador dos Beatles – responsável pelo som distinto de clássicos como Yesterday, In My Life e Something – Sir George Martin (1926-2016) foi aluno da Guildhall School of Music and Drama, de 1947 a 1950. Seus instrumentos musicais favoritos eram piano e oboé. Este último, lecionado pela professora Margaret Eliott. Curiosamente, ela viria a ser mãe da primeira noiva de Paul McCartney, Jane Asher.
Rogério Duprat
Estudante de filosofia na USP – e de música com o mestre vanguardista alemão, Karlheinz Stockhausen, o maestro carioca Rogério Duprat também foi professor na Universidade de Brasília. Sua importância para a música nacional é sem tamanho. Além de ter sido um dos fundadores da Orquestra de Câmara de São Paulo, Duprat criou os inigualáveis arranjos ouvidos em discos gravados por Gilberto Gil, Mutantes, Chico Buarque, Nara Leão, Erasmo Carlos e muitos outros.
@lphaFM