Por: Yuri Sena
Comemorado no dia 10 de julho, o Dia da Pizza é importante em todo o mundo, por ser uma das invenções culinárias mais admiradas.
A receita tem origem napolitana e é famosa em todos os continentes, inclusive aqui no Brasil, onde a cidade de São Paulo é considera a capital nacional do prato, devido à forte migração Italiana na região.
Para comemorar a data, muitas pizzarias fazem promoções e dão descontos, mas que tal compartilhar um momento único e curtir com toda a família colocando a mão na massa? Pensando nisso, nós selecionamos 8 receitas de dar água na boca.
Confira:
Pizza 4 queijos
{ galeria 910 }
Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de leite;
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 ovo;
1/2 colher (sopa) de fermento em pó;
2 colheres (sopa) de óleo;
1 colher (sopa) de azeite;
1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado;
1/2 xícara (chá) de queijo prato ralado;
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola amassado;
Óleo e farinha de trigo para untar;
Orégano para polvilhar;
Modo de preparo:
No liquidificador, bata o leite, a farinha, o ovo, o fermento e o óleo até ficar homogêneo. Despeje a massa em uma fôrma de pizza grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno alto, preaquecido, por 5 minutos. Retire do forno, espalhe o azeite, a muçarela, o queijo prato, o parmesão, o gorgonzola e polvilhe com orégano. Volte para o forno médio e asse por mais 20 minutos ou até a massa ficar crocante e o queijo levemente dourado. Sirva em seguida.
Pizza de escarola
{ galeria 911 }
Tempo: 1h30
Rendimento: 2 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
2 discos de pizza pronta;
Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de bacon picado;
2 dentes de alho amassados;
2 tomates picados;
2 pés de escarola limpos, lavados e picados;
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto.
1 xícara (chá) de molho de tomate;
3 xícaras (chá) de queijo provolone ralado;
Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite o bacon por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho e frite por mais 5 minutos ou até que comece a dourar. Adicione o tomate, a escarola, sal, pimenta e refogue por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até que esteja sequinho. Retire do fogo e reserve.
Coloque os discos de pizza em uma fôrma e espalhe o molho de tomate sobre cada um. Transfira o recheio da panela para a pizza e cubra com o provolone ralado. Polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até que derreta o queijo. Retire do forno e sirva em seguida.
Pizza de frango e catupiry
{ galeria 912 }
Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1 colher (chá) de fermento biológico seco;
2/3 de xícara (chá) de água morna;
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida;
2 colheres (sopa) de fubá;
1 colher (chá) de açúcar;
1 colher (chá) de sal;
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente).
Farinha de trigo para enfarinhar;
100g de requeijão tipo Catupiry para rechear a borda;
Óleo para untar;
Cobertura:
1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro;
200g de queijo muçarela ralado;
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado;
1/2 xícara (chá) de milho verde;
150g de requeijão cremoso tipo Catupiry;
12 azeitonas pretas miúdas para decorar;
Orégano seco a gosto para polvilhar;
Modo de preparo:
Dissolva o fermento na água morna, adicione a manteiga, o fubá, o açúcar, o sal e misture. Acrescente a farinha, aos poucos, mexendo com uma colher até soltar da lateral da vasilha. Sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Abra a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície enfarinhada, formando um disco de 32cm de diâmetro. Com ajuda de um saco de confeiteiro faça um fio de requeijão em todo o diâmetro da borda dobrando a massa para dentro, fazendo a borda recheada. Transfira para uma assadeira untada e fure ligeiramente com um garfo. Espalhe o molho e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos. Cubra com a muçarela, o frango e o milho. Espalhe o requeijão decorativamente. Asse por mais 10 minutos ou até dourar levemente. Decore com azeitonas, polvilhe com orégano e sirva.
Pizza de calabresa
{ galeria 913 }
Tempo: 40min (+20min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1 ovo;
4 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 colher (café) de sal;
1 xícara (chá) de leite morno (aproximadamente).
1 tablete de fermento biológico fresco (15g).
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
Óleo e farinha de trigo para untar;
Cobertura:
4 colheres (sopa) de molho de tomate pronto;
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado;
2 gomos de linguiça calabresa fatiada;
1 cebola fatiada;
8 azeitonas verdes;
Orégano a gosto.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o ovo, o azeite, o açúcar, o sal, o leite e o fermento até ficar homogêneo. Adicione a farinha e bata por mais 1 minuto. Se necessário, adicione mais leite. Despeje em uma fôrma de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire do forno e espalhe sobre a massa o molho de tomate, a muçarela, a calabresa e a cebola. Volte ao forno médio.
Pizza alho e óleo
{ galeria 914 }
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
4 dentes de alho fatiados;
1/4 de xícara (chá) de azeite;
1/2 lata de molho de tomate pronto;
Sal a gosto.
1 disco de massa para pizza pronto (30cm).
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado;
Orégano para polvilhar;
Modo de preparo:
Leve ao fogo médio o alho e o azeite, misturando até dourar levemente. Retire do fogo, adicione o molho de tomate, sal e deixe esfriar. Espalhe esse molho de alho sobre o disco de massa disposto em uma fôrma para pizza, cubra com o queijo, polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Sirva.
Pizza caseira vegetariana
{ galeria 915 }
Tempo: 1h (+40min de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 colher (café) de sal;
1 tablete de fermento biológico fresco (15g);
1/2 xícara (chá) de espinafre cozido e picado;
2 colheres (sopa) de óleo;
1/2 xícara (chá) de água fria (aproximadamente).
3 colheres (sopa) de molho de tomate;
Farinha de trigo para enfarinhar;
Recheio:
200g de muçarela de búfala;
1/2 xícara (chá) de tomate seco;
1 xícara (chá) de palmito em rodelas;
100g de queijo parmesão ralado;
Azeitonas pretas e manjericão fresco para decorar;
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Adicione o fermento esfarelado, o espinafre e mexa até obter uma massa homogênea. Acrescente o óleo e a água fria, aos poucos, sovando até formar uma massa lisa. Se necessário, adicione mais água. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por 40 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada até formar um disco grande.
Coloque em uma fôrma para pizza, fure a massa com um garfo, espalhe o molho de tomate e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até firmar, sem deixar que doure. Retire do forno e espalhe a muçarela de búfala, o tomate seco, o palmito e o parmesão. Volte ao forno por mais 20 minutos ou até dourar. Retire e decore com azeitona e manjericão antes de servir.
Mini pizza de banana com canela
{ galeria 916 }
Tempo: 2h
Rendimento: 20
Ingredientes:
30g de fermento biológico fresco;
1 colher (café) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 e 1/2 xícara (chá) de água;
3 colheres (sopa) de óleo;
1 ovo;
1 xícara (chá) de flocos de aveia;
3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
Óleo para untar;
Recheio:
12 bananas-nanicas em rodelas;
1 xícara (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de canela em pó;
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o fermento, o sal e o açúcar até que vire líquido. Acrescente a água, o óleo e o ovo. Junte a aveia e a farinha aos poucos, até que desgrude das mãos. Sove e separe em 20 bolinhas. Deixe crescer em superfície enfarinhada até dobrar de volume. Abra as massas com rolo e coloque em uma assadeira untada, deixando espaço entre elas. Fure com garfo e leve ao forno, preaquecido, por 10 minutos. Espalhe as bananas e polvilhe o açúcar e a canela misturados. Leve ao forno por mais 8 minutos.
Pizza trufada de morango
{ galeria 917 }
Tempo: 1h (+15min de descanso)
Rendimento: 16 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico fresco (15g);
1 colher (chá) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 colher (sopa) de óleo;
1 xícara (chá) de água morna;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
Recheio:
1 lata de creme de leite;
400g de chocolate meio amargo picado;
1 colher (sopa) de conhaque ou rum;
2 caixas de morangos (600g).
Raspas de chocolate ao leite para decorar;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar;
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture até formar um líquido. Acrescente o óleo, a água e a farinha, aos poucos, até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Sove bem a massa, separe em 2 partes, deixe descansar por 15 minutos ou até dobrar de volume. Abra as massas, com a ajuda de um rolo, coloque em uma fôrma e fure com um garfo e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Derreta o chocolate em banho-maria, misture ao creme de leite e o conhaque ou rum. Espalhe sobre as pizzas e leve ao forno por 5 minutos. Retire, distribua os morangos cortados ao meio, decore com as raspas de chocolate, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.