Lulu Santos e sua história na música nacional

Luiz Maurício Pragana dos Santos, mais conhecido pelo nome artístico Lulu Santos, é um cantor, compositor, instrumentista e produtor carioca, nascido em Copacabana. Ainda novo, aos 12 anos de idade, começou a tocar inspirado pelos Beatles e, desde então, nunca mais parou. Com 10 milhões de discos vendidos e mais de 1 bilhão de streams nas plataformas digitais, o artista consagrou-se como um grande nome brasileiro. 

Ele iniciou sua trajetória na música numa banda chamada Cave Man, integrando, depois, o grupo Veludo Elétrico – composto também por Fernando Gama e Paul de Castro. Em seguida, juntamente de Ritchie e Lobão, formou a banda Vímana, mas deixou os colegas por discordâncias criativas. Então, depois de trabalhar até como colunista em revistas, iniciou sua prestigiada carreira solo. 

No início da década de 80, em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome “Lulu Santos”. No ano seguinte, lançou seu disco de estreia solo, “Tempos modernos” (1982). Apesar de não ter estourado na época, o disco trouxe experiência para Lulu, que passou a realizar muitos shows e fazer aparições na mídia. Com o lançamento dos trabalhos posteriores – “O ritmo do momento” (1983) e “Tudo azul” (1984) – passou a ganhar ainda mais destaque, fazendo parte, em 1985, da edição inaugural do Rock in Rio. Apareceu outras três vezes no lineup do festival, com a mais recente sendo em 2019.

A partir de 1994, no disco “Assim Caminha a Humanidade”, estabeleceu uma duradoura parceria com o produtor Marcello Mansu, chamado de Memê, responsável por muitos sucessos. Da colaboração, surgiram a releitura de clássicos como “Descobridor dos sete mares” e “Sossego”, de Tim Maia, e “Se você pensa”, de Roberto & Erasmo.

Anos 2000

Já entrando nos anos 200, veio o primeiro “Acústico MTV”. Com o DVD, o artista conseguiu emplacar a inédita “Made in Brasil”, assim como “Toda Forma de Amor”, até hoje um de seus grandes hits e disponibilizada originalmente em 1988, no álbum de mesmo nome. Também vieram discos como “Bugalu” (2003) e “Singular” (2009). 

Surpreendentemente, na próxima década, Lulu reinventou-se na música. Em 2012, virou jurado do reality show The Voice Brasil, na companhia de Claudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown. Aliás, a 12º e última temporada do programa foi transmitida em 2023.

Mais recentemente, em 2019, chegou a público o seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, “Pra Sempre”, no qual explora o relacionamento com o marido Clebson Teixeira, com quem é casado desde 2019. Com a pandemia, tornou-se um artista independente e, pelo próprio selo Pacho Sonido, colocou nas plataformas digitais: “Hit”, marcada pelo reencontro com o produtor Liminha, e “Inocentes”, com a parceria do Melim. 

Lulu Santos e “Apenas Mais Uma De Amor”

Nas plataformas digitais, “Apenas Mais Uma De Amor” é a música com mais reproduções do cantor, acumulando 186 milhões de plays somente no Spotify. A letra tem como tema principal o amor platônico, fazendo referência ao idealismo. 

“‘Apenas Mais Uma de Amor’, que é o meu maior carro-chefe atualmente, foi regravada pelo NX Zero e vários outros artistas. É uma canção que embora eu tenha feito em 1992 ela existiu a partir do ‘Acústico’ de 2000. Foi em 2000 que a canção decolou”, contou ao Splash. IZA, juntamente de Daniel, Vanessa da Mata, entre outros, já fizeram suas próprias releituras das faixas. 

Turnê em comemoração aos 70 anos 

Para celebrar seu aniversário de 70 anos, no dia 4 de maio de 2023, o cantor iniciou a turnê “Barítono” – em homenagem ao seu timbre de voz natural. Com a série de shows, passou pelos Estados Unidos, em locais como Orlando e Miami, e Brasil. A apresentação de estreia ganhou transmissão no Globoplay. 

“Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono. Desde que ‘assumi’ essa condição, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000 quando gravei e lancei o álbum Acústico, ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Mas o estalo mesmo aconteceu recentemente, coisa de dois anos atrás, conversando com Caetano Veloso, que concordou comigo que, diferentemente da grande maioria dos cantores populares, em geral tenores, meu registro mais grave me faz um barítono, ainda que um barítono ligeiro. Percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltariam a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. Sou barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa assim”, disse sobre o conceito à revista 29horas

Músicas mais tocadas de Lulu Santos

Ao todo, conforme levantamento do Ecad publicado em 2018, Lulu tinha 298 músicas cadastradas. Até aquele período, essas eram as canções mais tocadas compostas por ele: 

  1. Apenas mais uma de amor
  2. Tempos modernos
  3. Como uma onda (zen surfismo)
  4. Um certo alguém
  5. Condição
  6. Certas coisas
  7. Último romântico
  8. Toda forma de amor
  9. De repente Califórnia
  10. Tudo bem

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados