Após uma performance surpresa no Grammy Awards deste domingo, Tracy Chapman viu seu eterno sucesso “Fast Car” retornar ao topo dos charts. O ocorrido desencadeou uma onda de nostalgia. Além da feixa em questão, outras de sua autoria foram impulsionadas, como “Talkin’ Bout a Revolution” e “Give Me One Reason”.
Segundo a Billboard, as vendas de “Fast Car” aumentaram em 38.400% de domingo para segunda-feira, com 14 mil cópias vendidas apenas no dia seguinte à premiação. Além disso, a canção conquistou 949 mil reproduções em plataformas como o Spotify, um aumento de 241% em relação aos números pré-Grammy. O sucesso, entretanto, não foi exclusivo de Chapman. Luke Combs, que fez um dueto com a artista durante a cerimônia, viu sua versão da música alcançar novos patamares de popularidade, com um aumento de 37% nas reproduções e 3.900% nas vendas.
It’s a marvelous way to start your Monday as Tracy Chapman’s original “Fast Car” is now #1 on iTunes for the FIRST TIME since she released it a~36 yrs ago.
*I highly recommend buying or downloading the entire album. It’s magic. #GRAMMYs #TracyChapman pic.twitter.com/mXsKbElg5L
— Carey Lohrenz (@CareyLohrenz) February 5, 2024
O momento foi especialmente marcante para Chapman, que não se apresentava publicamente há anos. Mesmo conhecida por sua discrição, Chapman expressou gratidão pelo sucesso de “Fast Car” e pela nova onda de fãs que abraçaram sua música. A artista declarou à Billboard: “Nunca esperei me encontrar nas paradas country, mas estou honrada por estar lá. Estou feliz por Luke e seu sucesso e grato por novos fãs terem encontrado e abraçado ‘Fast Car'”.
Fast Car
“Fast Car” é uma canção lançada pela cantora e compositora Tracy Chapman em 1988 como parte de seu álbum de estreia homônimo. A música alcançou grande sucesso, chegando aos primeiros lugares das paradas em vários países e recebendo elogios da crítica. Em suma, a letra da música conta a história de uma mulher que sonha com uma vida melhor, longe das dificuldades e da monotonia de sua realidade atual.
Leia também: Céline Dion faz aparição surpresa no Grammy 2024