O termo “criatividade” se faz presente na lista de desejos de muitos. Na vida pessoal, há quem anseie por sair da ‘mesmice’ e criar uma rotina diferente. No ramo profissional, marcas precisam criar ideias inovadoras para não serem engolidas pela concorrência.
Contudo, a criatividade ainda é um assunto tido como subjetivo e, muitas vezes, sem saída. Como colocar isso na prática? Como pensar diferente? O que é ser criativo? Assim sendo, como um esquenta para o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado no dia 21 de abril, tire algumas dúvidas sobre este tema.
O que é ser uma pessoa criativa?
Você não precisa ser o novo inventor da roda para se reconhecer como uma pessoa criativa. Uma simples mudança no seu dia a dia já o torna diferente e, assim, criativo.
Ademais, pessoas criativas também são identificadas por aperfeiçoar aquilo que já fazem – desmistificando a ideia de que é necessário criar algo do zero para se enquadrar na criatividade.
Desta forma, este tema está fortemente relacionada com as falhas, pois são delas que surgem novidades. Então, pode-se atribuir este aspecto como outra característica de ser criativo: a coragem de errar.
Como ser uma pessoa criativa?
Até agora, você conseguiu ter uma noção melhor sobre o que é criatividade e quais características são atribuídas à pessoas criativas. Mas como colocar isso na prática?
A resposta também segue na mesma simplicidade: a mudança de uma ação ou até mesmo um pensamento diferente são exemplos ativos deste assunto.
Em entrevista à Alpha Fm, a professora universitária e especialista em inovação Carol Garcia comenta o que trabalha com os alunos em suas aulas para promover a criatividade. Em determinados dias, ela pede que os estudantes venham à universidade por caminhos diferentes. Seja descer em outro ponto de ônibus, seja vir caminhando em uma parte do trajeto ou qualquer outra opção que mude a rota tradicional. Apesar de ‘bobo’, essa ação já resulta em muitos momentos que passariam despercebidos.
Leia mais: Dia da Voz: celebre a data com dicas e curiosidades sobre as cordas vocais!