Reconhecido como uma das vozes mais poderosas da música italiana, o tenor Andrea Bocelli está prestes a marcar três décadas de uma carreira brilhante em 2024. Aliás, ele se prepara para uma série de cinco apresentações no Brasil, agendadas para maio. Acima de tudo, coincidindo com as festividades dos 150 anos da imigração italiana neste vasto território latino-americano.
Em uma entrevista exclusiva à ANSA, o tenor compartilhou sua imensa alegria por essa mistura de eventos. Ele destacou a profunda conexão entre os italianos e a cultura brasileira. Segundo ele, os italianos contribuíram significativamente para as múltiplas tradições que floresceram por aqui.
Os 150 anos da imigração italiana marcam um feito histórico: a chegada do navio La Sofia ao porto de Vitória, no Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1874. Esse momento, sem dúvida, iniciou um dos mais notáveis movimentos migratórios internacionais na história desta nação latino-americana.
Andrea Bocelli fala sobre o Brasil
“É uma comunidade impressionante, em números e peso cultural, que soube testemunhar e difundir o espírito italiano no continente latino – e no Brasil -, no seu sentido mais nobre”, afirmou Bocelli, destacando como seu povo traz “uma presença importante, feita de valores saudáveis e de muito trabalho”.
Com shows em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, lar de cerca de 10 milhões de ítalo-descendentes, o artista contou sobre sua visão do país. Ele diz que o Brasil, “país cheio de beleza e campeão de humanidade, tem sido fonte de algumas das mais emocionantes e intensas demonstrações espontâneas de afeto” de toda a sua carreira.
“O brasileiro é temperamentalmente o amigo ideal. Afinal, é generoso, animado, apaixonado, sabe se emocionar, sabe curtir música”, disse.
Ao longo de seus 30 anos de performances, Bocelli já realizou cinco turnês no Brasil. Além disso, ele acumula um vasto número de reconhecimentos, incluindo uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Por outro lado, ainda conta com três Classical Brit Awards, o Global Awards, seis indicações ao Grammy e outras seis ao Grammy Latino.
Ainda assim, o tenor afirmou que está sempre “pronto para aprender com o público maravilhoso” que o “acompanha com carinho”. “Quando você aprende alguma coisa, você cresce; quando você não aprende mais, você envelhece”, completou Bocelli, garantindo que vai estar “em casa” no Brasil.
Shows no Brasil
Bocelli irá se apresentar em Belo Horizonte no dia 17 de maio, 12 anos após o seu último concerto em Minas Gerais. Logo depois, o músico sobe no palco da Arena BRB Maré Garrincha, em Brasília, em 21 do mesmo mês.
Por fim, o cantor encerra a turnê no Allianz Parque, na capital paulista, nos dias 25 e 26.
Os ingressos para a série de shows, que celebra os 30 anos de carreira no Brasil, estão sendo comercializados no site do Eventim, com valores a partir de R$ 250 (sem taxas).