Música brasileira “perdida” é reencontrada após 16 anos; entenda

Chamada de "Ver o Mar", faixa tinha seu único registro disponível num cover de uma cantora estrangeira, datado de 2008; história viralizou no X/Twitter

Um usuário do X/Twitter contou uma história inusitada envolvendo uma música brasileira. Chamada “Ver o Mar”, a faixa em questão, de autoria de Michael Loveman e Paulo Paes, simplesmente estava desaparecida da internet. Seu único indício era um cover de uma cantora estrangeira, que vive em Chicago, nos Estados Unidos, datado de junho de 2008.

Segundo o perfil, chamado “Indício das Lebres”, a releitura publicada por Mercedezzz atuava como a única “prova”. Não havia mais qualquer outra informação, conforme o relato:

“Naturalmente a primeira coisa que fiz foi buscar pelo nome da música no Google, mas nenhum dos resultados correspondia à música que é tocada no vídeo. Então abri um bloco de notas e tentei transcrever a letra a partir do que conseguia entender. Consegui transcrever a letra inteira, mas jogando os versos no Google simplesmente não aparece nada referente a uma letra assim.”

Assim, a pessoa em questão tentou procurar a faixa de outras maneiras: relacionando o nome dos supostos autores. Mais uma vez, não obteve sucesso.

“Pensei em relacionar os dois autores juntos: Michael Loveman e Paulo Paes. Fazendo isso você chega a 3 resultados, sendo que 2 deles não tem nada a ver e o terceiro é referente ao próprio cover. Basicamente o cover é a única menção via Google desses dois autores em conjunto.”

Contudo, ao divulgar a curiosa situação, um terceiro elemento entrou em cena. Intitulado Berbardo, o indivíduo conseguiu desvendar o mistério e chegou ao resultado por meio do site antigo do próprio Paulo Paes, que ainda faz música.

Repercussão

Diante da repercussão, os outros envolvidos também manifestaram-se. Primeiro, Mercedezzz revelou que aprendeu a composição porque era amiga de Michel Loveman, com quem tocava numa mesma banda.

“Conheci Michael Loveman quando tocamos juntos na banda Chicago Samba. Ele estava dividindo seu tempo entre o Brasil e os EUA naquela época. Ele é um pianista e compositor incrível. Uma noite, enquanto nos aquecíamos para um show, ele me ensinou uma música que ele escreveu e cuja letra foi escrita por seu amigo Paulo Paes. Eu imediatamente me apaixonei pela essa música. Estou tão feliz que outras pessoas encontraram e adoraram também! Não vejo Michael há anos, mas tentarei encontrá-lo e informá-lo! Ainda não consegui encontrar Michael Loveman, mas aqui está uma foto da última vez que o vi em 2010. Nos reunimos para tocar música por algumas horas antes de ele ter que ir ao aeroporto para voar para a Alemanha. Meu filho também queria tocar piano, então Michael o ajudou.”

Por sua vez, Paulo detalhou o processo de composição:

“Eu amo esse vídeo da Mercedezzz. Lembro quando vi pela primeira vez, eu chorei e assisti no replay tantas vezes seguidas. Lembro também quando compus essa musica com o Michael, no quintal de uma casa em Olinda-PE. Fazia um silêncio, o único som que havia era dos coqueiros.”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados