O Dia do Tenista é lembrado no Brasil neste domingo (9), como forma de homenagear todos os praticantes do esporte no território nacional. O país já teve Gustavo Kerten, o “Guga”, 47, e Maria Esther Bueno (1939-2018) entre os melhores do mundo.
A data comemorativa já existia antes do falecimento de Maria Esther, que nos deixaria um dia antes, em 8 de junho. A paulistana ganhou 19 Grand Slams e esteve no topo do ranking feminino nos anos de 1959, 1960, 1964 e 1966.
Assim como os demais esportes, descontado o futebol, o tênis cresce ano a ano no Brasil em meio a dificuldades estruturais, como falta de quadras públicas na maioria das cidades. Além disso, muitas vezes, o preço das raquetes torna o esporte restritivo. Por isso, a importância de políticas públicas, complementando os projetos sociais já existentes.
Na cidade de São Paulo, a questão do onde jogar não é um problema, afinal, são cerca de 20 locais com quadras de uso gratuito. A maioria dos espaços, contudo, possui uma quadra só, o que torna a prática disputada pelos frequentadores. Já outros, como Parque Villa-Lobos, Ceret e Centro Esportivo Ibirapuera, tem várias quadras, e o revezamento é mais fácil.
A seguir, listamos alguns desses locais neste Dia do Tenista. Se esquecemos algum, não deixe de escrever para nós. Lembrando que, no caso dos centros esportivos, é preciso fazer uma carteirinha para participar das atividades e aulas.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.