Chic Show: o documentário sobre o evento

A importância dos bailes Chic Show pode ser avaliada pelas ilustres presenças que passaram pelo evento ao longo das décadas, a partir dos anos 60. Contudo, se fosse necessário destacar um nome fundamental para a black music, seria relevante mencionar que o cantor americano James Brown (1936-2006), no auge de sua carreira, esteve entre as atrações.

Espaço crucial para a afirmação da juventude negra paulistana, a festa alavancou as carreiras de diversos artistas e ditou tendências. Assim, foi documentada no filme “Chic Show”, uma produção original do Globoplay que estreou na plataforma no ano passado.

Os bailes tiveram início em 1968, organizados por Luiz Alberto da Silva, conhecido como Luizão, e ocorreram em vários locais. Rapidamente, começaram a atrair uma grande quantidade de jovens e artistas. Em suma, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Carlos Dafé, se apresentaram nos eventos. Além disso, os bailes influenciaram frequentadores notáveis como Péricles, Thaíde, Mano Brown, Rappin’ Hood, Júnior Vox, Marquinhos Sensação e Salgadinho.

Sobre o documentário do Chic Show

O filme percorre os 50 anos da Chic Show, narrados por Luizão e artistas como Péricles. “A iniciativa de organizar um baile faz com que esse jovem negro queira se vestir melhor, cuidar de seu cabelo, que é sua coroa, e adotar uma postura mais imponente, sabendo quem é e caminhando de cabeça erguida, sem medo”, enfatiza o cantor.

Sob a direção geral de Emílio Domingos, com direção de Felipe Giuntini e roteiro de Milena Manfredini, o documentário mostra como os bailes contribuíram para construir o imaginário coletivo de valorização da juventude negra da época, com impactos que ecoam por várias gerações.

Além de promover gêneros como soul, funk, hip-hop e rap, a festa também ajudou a lançar o pagode nos anos 1990, revelando grupos como Sampa Crew, Soweto e Sensação, entre outros. “Não se trata apenas de música, cultura e costumes, mas da história do negro paulistano”, resume o diretor.

Sobre o evento deste ano

Celebrando os 50 anos de história dos bailes “Chic Show”, São Paulo receberá um festival que traz Lauryn Hill, seu filho YG Marley e diversos outros nomes de peso.

Assim, entre os demais artistas presentes, estão Wyclef Jean – que revisitará os grandes sucessos do grupo Fugees, além de Jimmy “Bo” Horne, Mano Brown, Criolo, Rael, Sandra de Sá e os Djs residentes já conhecidos pelos frequentadores do evento: Luciano, Grandmaster Ney e Preto Faria.

O evento acontecerá no dia 13 de julho e promete ser um momento memorável com grandes referências da música. O palco para essa grande festa é onde tudo começou: o Allianz Parque, em São Paulo.

Aliás, siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados