Mark James, membro do Hall da Fama dos Compositores, que ajudou a escrever os sucessos “Suspicious Minds”, “Always on My Mind” e “Hooked on a Feeling”, morreu no último sábado (8), aos 83 anos, em sua casa em Nashville, nos Estados Unidos. Aliás, a notícia tardia foi divulgada pelo jornal de sua cidade natal, o Houston Chronicle.
Sobretudo, Mark deixa sua esposa, Karen Zambon, suas filhas Sammie e Dana Zambon, netos e parentes. A família compartilhou um comunicado sobre o momento, sem especificar a causa do falecimento. “O legado e o entusiasmo pela vida de Mark viverão nos corações daqueles que o amaram. E, sem dúvida, por suas letras e melodias atemporais que viraram a trilha sonora dos amantes por gerações”.
Sobre Mark James
James foi incluído no Hall da Fama dos Compositores em 2014. Sobretudo, a BMI o nomeou um dos Compositores do Século em 2000, citando as três músicas mencionadas em uma lista das 100 melhores canções do século XX.
O compositor ganhou dois Grammys, ambos em 1983, por “Always on My Mind”, que dividiu com os co-escritores Wayne Carson e Johnny Christopher. Ganhou os prêmios de Música do Ano e Música Country do Ano depois de gravar a versão com Willie Nelson, que alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro lugar na parada de músicas country.
O hit foi gravado anteriormente por Elvis Presley e quase sempre é associado ao Rei do Rock. Apesar disso, a versão de 1972 não atingiu um grande sucesso na época nos Estados Unidos, tendo sido lançada como lado B do Rei do Rock. Aliás, uma versão cover dos Pet Shop Boys conseguiu uma repercussão tão grande internacionalmente quanto a country de Nelson. Em suma, a faixa chegou no primeiro lugar no Reino Unido e no quarto lugar nos EUA. A música conquistou o feito de entrar no Grammy Hall of Fame em 2008.
Os sucessos com Elvis e mais
James teve vários de seus maiores sucessos com as gravações de Presley. “Suspicious Minds”, uma composição solo, continua como uma das canções de assinatura do Rei. Aliás, Mark escreveu a letra antes de conhecer Elvis, quando estava tentando iniciar sua própria carreira de gravação em 1968. Mas no ano seguinte, eles se encontraram e deram vida á obra, deixando o cantor em primeiro nas paradas na época. Mais tarde, ela recebeu uma releitura de Fine Young Cannibals, que alcançou o top 10 no Reino Unido em 1986.
“Always on My Mind” e “Suspicious Minds” não foram as únicas músicas de James a se tornarem sucessos em décadas diferentes. “Hooked on a Feeling” alcançou o quinto lugar com BJ Thomas em 1969. Posteriormente, a versão de Blue Swede conquistou a primeira posição e continua até hoje com excelentes números nas plataformas digitais. Afinal, no Spotify ela já atingiu a marca de 600 milhões de reproduções.
O principal motivo de “Hooked on a Feeling” se manter presente na cabeça das pessoas, é por estar frequentemente em filmes. Em suma, a faixa protagonizou as produções “Cães de Aluguel”, de Quentin Tarantino, e “Guardiões da Galáxia”, do universo Marvel.