Uma das modalidades mais populares da Olimpíada é a ginástica artística. Durante a competição, as atletas costumam realizar as provas e apresentações sob o som de alguma música – com apenas os instrumentais, sem a letra.
No último fim de semana, com o início dos Jogos Olímpicos de Paris, o público teve a oportunidade de acompanhar o esporte e, então, descobrir os gostos musicais das ginastas. Assim, confira abaixo cinco das canções escolhidas:
Rebeca Andrade (Brasil) – “End of Time”, de Beyoncé
Jade Barbosa (Brasil)- “Baby One More Time”, de Britney Spears
Simone Biles (Estados Unidos)- “Ready For It…”, de Taylor Swift
Alexa Moreno (México) – “S-Class”, “Maniac” e “LALALALA” , de Stray Kids
Aliás, vale destacar que as atletas selecionam as canções de acordo com o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Conforme o Estadão, o sistema coloca as seguintes regras:
“A música deve ser impecável, sem cortes abruptos, e deve contribuir com um senso de unidade para a composição geral e desempenho do exercício. Deve fluir e deve ter um início e um fim claros. A música escolhida também deve ajudar a destacar as características e o estilo únicos da ginasta. O caráter da música deve fornecer a ideia/tema norteador da composição. Deve haver uma correlação direta entre os movimentos e a música. O acompanhamento deve ser personalizado para a ginasta e deve contribuir para a arte geral e a perfeição de sua performance.”
Música na Olimpíada de Paris
A cerimônia de abertura da Olimpíada aconteceu na última sexta-feira (26) e contou com uma série de atrações musicais.
Lady Gaga deu início ao show, prestando uma homenagem a Zizi Jeanmaire. Assim, disse “Bonsoir, bienvenue à Paris” e cantou a faixa “Mon truc en plumes.
Então, o Gojira, banda de death metal progressivo, trouxe um verdadeiro espetáculo com chamas e energia à celebração. Joe Duplantier (voz e guitarra), Mario Duplantier (bateria), Christian Andreu (guitarra) e Jean-Michel Labadie (baixo) dividiram sua apresentação com Marina Viotti.
Depois, chegou a vez de Aya Nakamura, cantora francesa, que entoou as faixas “Pookie” e “Djadja”, como também “For Me Formidable” e “La Bohème”, de Charles Aznavour. Em seguida, outro nome local também fez uma aparição: o rapper Rim’ K. Membro do grupo de hip hop 113, cantou “Tonton du bled”.
Enfim, o pianista Sofiane Pamart e a cantora Juliette Armanet performaram “Imagine”, clássico de John Lennon. Por fim, diretamente da Torre Eiffel, Céline Dion retornou aos palcos com uma versão de “Hymne à l’amour”, de Édith Piaf.