Madonna possui uma discografia invejável. Não é à toa que ela recebe o título de “Rainha do Pop”. Sobretudo, seus hits musicais ganharam ainda mais força com a ajuda de videoclipes super elaborados. Assim, a cantora igualmente ajudou a criar uma nova era no Youtube para cantores e cantores.
Abaixo, confira uma seleção feita pela revista Slant Magazine sobre os melhores videoclipes da artista.
Os 5 melhores videoclipes de Madonna, segundo a Slant Magazine
-
#5 Oh Father
A faixa consta no álbum “Like a Prayer“, lançado em 1989. Exibido com um filtro preto e branco, as imagens mostram Madonna ao lado de representações de diversas figuras masculinas autoritárias, em especial ao pai Silvio Ciccone, cujo relacionamento piorou após a morte da mãe, em 1963.
“Essa atitude rebelde realmente veio, eu acho, quando meu pai se casou novamente. Porque durante os três anos antes de ele se casar, eu me agarrei a ele. Era como, OK, agora você é meu, e você não vai a lugar nenhum. Como todas as meninas, eu estava apaixonada pelo meu pai e não queria perdê-lo. Perdi minha mãe, mas então eu era a mãe e meu pai era meu. Então ele foi tirado de mim quando se casou com minha madrasta. Foi quando eu disse ‘OK, eu não preciso de ninguém. Ninguém vai partir meu coração novamente. Eu não vou precisar de ninguém. Eu posso ficar sozinha e ser minha própria pessoa e não pertencer a ninguém’“, revelou ela, em uma entrevista ao Interview (via Today In Madonna History).
-
#4 Frozen
“Frozen” está presente no disco “Ray of Light“, que chegou ao mundo em 1998. O videoclipe, apresentado em tons azulados, não conta com muitos cenários, focando na cantora e em alguns dançarinos em toda a produção.
“[…] estava interessado em fundir um tipo de som futurista, mas também usando muitas influências indianas e marroquinas e coisas assim, e eu queria que soasse antigo e novo ao mesmo tempo.“, disse ela à Q Magazine sobre a canção (via Dazed).
-
#3 Open Your Heart
Esta canção compõe também a lista das mais famosas da Rainha do Pop. Contudo, seu lançamento ocorreu em 1986, na coletânea “True Blue”.
O videoclipe em si conta com diversas referências à outras obras. Seu figurino, por exemplo, tem como inspiração, segundo o site Songfacts, a personagem Lola-Lola de Marlene Dietrich em “The Blue Angel“ (1930), além de Sally Bowles, de Liza Minnelli, em Cabaret (1972).
-
#2 Express Yourself
“Express Yourself” está no álbum “Like a Prayer” (1989). Rapidamente, foi tido como um hino de aceitação para diversos fãs, especialmente para seu público feminino.
No vídeo da canção, a artista aparece em cenas com correntes, referência ao tema central da faixa, que defende a importância de se expressar para não acabar preso em amarras.
#1 Vogue
Contida até hoje em seus repertórios de shows atuais, “Vogue” chegou ao mundo em 1990, em sua segunda trilha sonora, batizada “I’m Breathless“.
Também gravado em preto e branco, o videoclipe exibe diversos dançarinos posando para fotos. Sobretudo, o termo “Vogue” faz referência a um estilo de dança popular nos anos 90, marcado por exaltar a reafirmação da identidade de gênero e sexualidade.