Milton Nascimento e Esperanza Spalding participaram da mais nova edição do Tiny Desk. Criado em 2008, o programa de apresentações acústicas ao vivo da rádio NPR Music, dos Estados Unidos, faz sucesso nas redes sociais pelo formato intimista e curto. Nomes como Harry Styles, Taylor Swift e Justin Timberlake participaram nos últimos anos.
Ao todo, os artistas, acompanhados de músicos de apoio, apresentaram cinco músicas. Maria Gadú (voz), Guinga (violão), Leo Genovese (piano), Dedê Silva (bateria), Ronaldo Silva (percussão), Shabaka Hutchings (flauta), Filipe Coimbra (guitarra) e Lula Galvão (violão) colaboraram com a gravação.
Apesar de, geralmente, as filmagens acontecerem nos próprios estúdios do Tiny Desk, desta vez, ocorreram na casa do cantor. Isso porque, conforme a descrição, “Nascimento tem 81 anos agora e tem dificuldade para viajar para fora do Brasil”.
Confira o setlist e assista abaixo:
- Cais (música de Milton Nascimento)
- Outubro (música de Milton Nascimento)
- Saci (música de Paulo César Pinheiro)
- Saudade Dos Aviões Da Panair (música de Milton Nascimento)
- When You Dream (música de Wayne Shorter)
O que diz o Tiny Desk sobre Milton Nascimento?
Na descrição do vídeo publicado nesta quarta-feira (7), o Tiny Desk explicou como o convite surgiu em comemoração ao lançamento do álbum colaborativo “Milton + esperanza”, que sairá nesta sexta-feira (9):
“É difícil explicar a carreira de Nascimento e sua influência significativa em todos os gêneros musicais. Atuando por mais de 60 anos, a discografia do cantor, músico e compositor inclui mais de 40 álbuns. Em seu auge, sua voz rica abrangia muitas oitavas. Embora sua qualidade vocal possa não ser tão forte agora, há uma essência intangível que preenche o vazio.
Em 2022, Nascimento estava em sua turnê de despedida, mas em 2023 ele deixou sua aposentadoria de lado após decidir colaborar com Spalding em seu próximo álbum, ‘Milton + esperanza’. Músicas desse disco são apresentadas neste show mágico (em casa). Gravado no mês passado na sala de estar de Nascimento no Rio de Janeiro, é provável que seja a única performance em vídeo dessas músicas.”