Dia Nacional das Artes: o que abre às segundas em São Paulo?

O Dia Nacional das Artes é lembrado todos os anos em 12 de agosto como forma de exaltar as diversas manifestações artísticas produzidas no território brasileiro. Curiosamente, em 2024, a data comemorativa caiu em uma segunda-feira, quando, em geral, a maioria dos espaços culturais fecham na cidade de São Paulo.

A coincidência suscita automaticamente uma pergunta: o que abre na segunda? A reportagem da Alpha FM fez uma ronda pelos portais dos vários museus da capital paulista e encontrou, ao menos, três possibilidades de passeios.

São poucos, mas bastam para quem estiver com o tempo livre e não quiser deixar a data passar em branco (veja abaixo).

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é um dos centros culturais mais bonitos e mais visitados da cidade. Entre 12 e 21 de agosto, a Pina Luz, onde consta a maior parte do acervo, estará fechada em manutenção. Porém, os outros dois prédios do complexo, a Pina Estação e a Pina Contemporânea, essa só com 17 meses de vida, funcionarão normalmente.

Nestes edifícios, três exposições estão em cartaz: “Cecilia Vicuña: Sonhar a água – Uma retrospectiva do futuro (1964…)”, na Contemporânea, além de “J. Cunha: Corpo tropical” e “Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência”, ambas na Estação. A Pinacoteca, na região da Luz, abre de quarta-feira a segunda, das 10h às 18h.

Centro Cultural Banco do Brasil

No Centro Histórico, outra instituição que abre ao público às segunda-feiras é o CCBB-SP (R. Álvares Penteado, 112), que está com duas mostras em exibição. “A.R.L. Vida e Obra” conta a trajetória e mostra um pouco da arte do fotógrafo e pintor Antônio Roseno de Lima (1926-1988).

A outra mostra, “Pacino”, é dedicada à carreira do ator e cineasta norte-americano Al Pacino, 84. Na segunda-feira, haverá a exibição de “Justiça para Todos” (1979), às 14h30, e “O Advogado do Diabo” (1997), às 17h. O CCBB-SP funciona de quarta-feira a segunda, das 9h às 20h.

Memorial da Resistência

Por fim, para este Dia Nacional das Artes, voltamos à região da Luz para visitar o Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66), que preserva a memória da resistência e da repressão em todos os períodos de exceção do Brasil republicano. Portanto, existem arquivos do Estado Novo (1937-1945) e Regime Militar (1964-1985).

O memorial abre de quarta a segunda, das 10h às 18h. A entrada é gratuita, mas é preciso reservar os ingressos online.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados