47 anos sem Elvis Presley: filmes para conhecer o Rei do Rock

Há 47 anos, Elvis Presley, popularmente conhecido como “Rei do Rock”, falecia em sua residência, Graceland. Contudo, o astro continua sendo uma das mais proeminentes figuras da cultura pop. Bem como suas músicas, que permeiam gerações e são lembradas constantemente na atualidade; “Can’t Help Falling In Love” por exemplo, se aproxima de um bilhão de reproduções no Spotify. Ademais, hoje uma produção teatral, “Elvis – A Musical Revolution“, está em cartaz no Teatro Santander em São Paulo. 

Portanto, a história de Presley não foi tão glamorosa quanto sua imagem, e como é retratada popularmente. Dessa forma, reunimos três filmes documentais (e uma menção honrosa), com o propósito de conhecer quem era Elvis por trás do fascínio hollywoodiano

Confira a lista: 

Elvis (2022) 

Dirigido por Baz Luhrmann, “Elvis” é um retrato da vida do astro desde sua ascensão à fama, abordando também, a matizada relação de Presley com seu empresário Tom Parker. O longa recebeu oito indicações ao Oscar e três ao Globo de Ouro. 

Dessa forma, seu protagonista, Austin Butler, foi amplamente reconhecido por seu desempenho no papel de Elvis, levando o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em um Filme de Drama. O elenco também conta com a participação de Tom Hanks como Tom Parker. 

This Is Elvis (1981)

Lançado poucos anos após a morte de Elvis, o documentário é uma mistura de filmagens de arquivo e de encenações. As cenas reconstituídas contam com quatro atores para caracterizar diferentes épocas da vida do astro, da infância até a morte.

Dirigido por Malcolm Leo e Andrew Solt, o longa conta com narrações de pessoas próximas de Presley como Joe Esposito e Linda Thompson.

Elvis e Nixon (2016)

Com o propósito de entender o impacto de Elvis, assim como um pouco mais de seus ideais, “Elvis e Nixon” narra, de forma humorística, o histórico encontro entre Elvis Presley e Richard Nixon, o 37º Presidente dos Estados Unidos.

Interpretando o “rei do rock”, Michael Shannon, mostra Presley para além do músico e ator, desejando ser um agente federal infiltrado. 

Menção honrosa: 

Priscilla (2023) 

Este longa, dirigido por Sofia Coppola, não é sobre Elvis e sim sobre Priscilla Presley, sua ex-esposa. No entanto, ele evidencia um diferente lado do astro do rock, explorando as vertentes íntimas do relacionamento, coberto de luxos, assim como repleto de complexidades. 

Sobretudo, “Priscilla”, é uma adaptação do livro biográfico de Priscilla Presley, “Elvis e Eu”. Além disso, o filme é protagonizado por Cailee Spaeny como a ex-esposa do astro, e Jacob Elordi, no papel de Elvis. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados