Era o começo nos anos 80 quando Tim Burton convidou o compositor Danny Elfman para conduzir a trilha de sua estreia diretorial, o filme “As Grandes Aventuras de Pee-Wee”. No entanto, mal sabiam ambos que esse seria o início de uma jornada célebre na cinematografia. Burton e Elfman iriam, desse modo, trabalhar juntos em dezenas de projetos audiovisuais, de “Batman” à “Wandinha”.
“Beetlejuice”, “Edward Mãos de Tesoura” e a notoriedade
Primordialmente, “Beetlejuice: os Fantasmas se Divertem” foi um divisor de águas na carreira tanto de Tim Burton, quanto de Danny Elfman. O longa demonstrou autenticidade de ambos profissionais dentre suas respectivas áreas, e foi considerado um sucesso, acumulando 73 milhões de dólares em bilheterias apenas nos Estados Unidos.
Analogamente, Burton deu completa liberdade para Elfman construir a trilha de “Beetlejuice”. “Se você concordar, eu vou fazer algo completamente maluco até que você me mande parar, até que você me diga que fui longe demais”, o musicista teria dito ao diretor. “E ele quase nunca me diz que fui longe demais, felizmente. O que é uma das razões pela qual eu amo trabalhar com ele.” adicionou Elfman.
Por conseguinte, quando “Edward Mãos de Tesoura” começou a tomar forma, Elfman se recorda pensar que o filme seria um daqueles que ninguém iria entender ou assistir. Ele descreve o desenvolvimento da trilha como “o paraíso de qualquer compositor”. Isto porque, o longa não tinha modelo ou gênero que o definisse.
Por consequência, a trilha do longa recebeu uma indicação ao Grammy para a categoria de Melhor Composição Instrumental Escrita para Filmes ou TV.
O universo “Batman” de Burton
Outrossim, não há como esquecer que Burton dirigiu dois filmes sobre o super-herói Batman, em 1989 e 1992. O diretor relembra os longas como inovativos para a época de sua estreia. “Quando eu fiz Batman era uma coisa nova na época. Super-heróis não faziam sucesso nos cinemas e nem eram levados a sério.”, disse ele a revista VEJA.
Do mesmo modo, quando Elfman foi apontado para encabeçar a trilha, a recepção da produtora não foi exatamente positiva. “[Eles achavam:] ‘Ah, ele é esse cara esquisito da comédia’, e lá eu estava fazendo um filme do Batman. Compreensivelmente, acho que eles pensavam que precisavam de alguém que saiba fazer esse tipo de música, mas ninguém sabia que tipo de música era essa.”, conta o músico.
Ademais, foi confirmado por Elfman que os produtores do filme insistiram no envolvimento do Prince, para que a trilha tivesse uma pegada mais pop, algo que foi descartado pelo compositor. Logo depois, Danny Elfman foi demitido da produção de “Batman”.
No entanto, pouco depois de seu desligamento, Danny Elfman foi convidado a retornar a seu papel inicial de compositor da trilha. Dessa maneira, ele assimila “Batman” com seu trabalho mais desafiador.
A compatibilidade e a primeira animação
Em contrapartida, o desenvolvimento de “O Estranho Mundo de Jack” foi o completo oposto da de “Batman”.
A criação da animação foi espontânea. Burton trouxe o conceito para um roteiro que ainda não existia e, juntamente com Elfman, escreveu e compôs todas as músicas do longa.
Logo após, Danny Elfman gravou todos os vocais do protagonista Jack, executando as cenas musicais do filme. Isso porque, o músico sentiu um vínculo com a história do personagem, e, dessa maneira, materializando seus sentimentos. Tim Burton, por sua vez, não hesitou em confirmar a participação do compositor como a voz cantante do personagem.
Futuramente, a trilha se tornaria referência na indústria, sendo honrada por diversos artistas da atualidade como Billie Eilish, por exemplo.
A dupla na atualidade
Por fim, o companheirismo da dupla é concreto até hoje. “Wandinha”, série dirigida por Burton, conta com a trilha assinada por Danny Elfman e Chris Bacon. Elfman relatou que esta era sua primeira experiência com trilhas episódicas, o que foi intenso para o compositor, mas, segundo o próprio, foi, paralelamente, uma empreitada divertida.
Quando o diretor abordou o musicista com a construção do seriado, que conta a história de Wandinha da Família Addams, Elfman o respondeu: “Por que você demorou tanto?”.
Além disso, Elfman é o compositor da continuação do clássico de 1988, “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”. Ele a classificou como “a continuação mais estranha já feita”. O longa de Burton estreia no Brasil dia 5 de setembro.